NiTfm live

Lojas e marcas

A nova marca portuguesa para todos os corpos que já conquistou as redes sociais

Chama-se Jujuca e pertence às amigas Joana Sequeira e Sara Capela.
Em Palmela.

Joana Sequeira, 26 anos, e Sara Capela, 29, recordam com carinho (e com gargalhadas à mistura) aquela tarde passada no Chiado em Lisboa. Tinham 13 e 16 anos, respetivamente, e estiveram algumas horas a observar uma mulher a fazer tererés.

“Conforme íamos vendo, testávamos o penteado uma à outra. Depois, criámos o nosso negócio e fazíamos o mesmo às amigas por 1€, não me lembro bem”, conta Joana à NiT.

As duas amigas conheceram-se quando esta criadora de conteúdos (tem mais de 60 mil seguidores no Instagram) saiu do Porto para viver em Lisboa aos quatro anos. Desde aí que sempre frequentaram as mesmas escolas e, aos fins de semana, como as mães eram amigas, passavam muito tempo juntas.

“Na altura já éramos muito empreendedoras e falávamos em um dia criar um projeto juntas”, explica. Entretanto, Sara e Joana seguiram rumos diferentes, sem nunca perderem o contacto.

A primeira foi tirar Engenharia Civil, na Universidade Nova, em Lisboa; a segunda frequentou Administração Pública e Política do Território no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, na mesma cidade. Joana criou também um canal de YouTube, conhecido pelos vídeos humorísticos e de lifestyle. 

Em setembro do ano passado, as duas decidiram voltar a falar do tal projeto. “Achámos que era a altura certa para criarmos uma marca de roupa. Esperámos que a Sara acabasse a tese de mestrado e em dezembro juntámos as ideias.”

“Queríamos fazer peças que dessem para todos os tipos de corpos. A Sara é uma mulher pequena e eu tenho o peito e rabo grandes. Não temos aqueles tamanhos standard. Então, como achamos que todas nós merecemos vestir aquilo de que gostamos, decidimos desenvolver as peças a partir daí”, explica Joana à NiT.

A primeira coleção, de swimwear, foi desenhada por elas. O mais difícil foi encontrar fábricas que criassem as propostas. “Ouvimos muitos nãos, que era impossível em tão pouco tempo.” Acabaram por encontrar um local de produção no Porto.

A primeira coleção da Jujuca, nome que deram à marca, inclui quatro fatos de banho em duas cores — disponíveis do XS ao XXL. Na semana de 21 de julho vão ser lançadas mais peças, em diferentes tons e modelos.

Por enquanto, a marca está à venda online. Joana e Sara estão a preparar-se para abrir um showroom em Lisboa e para lançar mais peças de roupa. 

Quem manda nisto tudo?

Nome: Joana Sequeira e Sara Capela
Idade: 26 e 29 anos
Profissão: Empresárias
Peça favorita: Modelos Moon e Dream
Guilty pleasure: Comer chocolate e ver as Kardashian
Convença-nos a conhecer a marca: “Há um corpo perfeito para cada um dos nosso biquínis. Queres encontrar o teu?”

A seguir, carregue na galeria para conhecer melhor a Jujuca.