NiTfm live

Lojas e marcas

O NorteShopping vai aumentar e estas são as novidades imperdíveis

O centro comercial terá mais 14 mil metros quadrados com uma Primark XXL, casa de chá e quiosques. A NiT conta-lhe tudo.
Vai ficar assim.

Quando abriu em outubro de 1998, na Senhora da Hora, perto do Porto, o NorteShopping recebeu vários elogios devido à arquitetura e decoração moderna. Na altura, o maior centro comercial do Norte começou a receber clientes de todas as zonas do País.

Com uma área de restauração com cerca de 20 espaços e mais de 200 lojas, sempre foi um sucesso. Em março de 2016 chegaram as primeiras notícias de possíveis remodelações.

Segundo uma edição do “Jornal de Negócios” dessa época, por exemplo, já havia previsão de que as obras iam durar “18 meses, antevendo-se a necessidade de recorrer a trabalho noturno e ao fim de semana”.

A informação, contava a publicação, vinha do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projeto, disponível para consulta pública. Lá dizia também que o NorteShopping ia primeiro concentrar-se nas obras de estacionamento para depois se dedicar à zona comercial.

Quase três anos depois — após se ter anunciado que o shopping vai ter uma Primark com mais de seis mil metros quadrados —, a NiT perguntou ao centro comercial em que fase está a remodelação. Soube de novidades imperdíveis (e de um investimento total de 77 milhões de euros) que conta a seguir.

A expansão em metros quadrados

O NorteShopping vai aumentar a área em mais 14 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), que se juntam aos atuais 54,689 metros quadrados.

As lojas novas

A nova área do centro comercial vai ter mais 30 marcas (distribuídas por dois pisos), acrescentadas às 235 já existentes. Segundo o departamento de comunicação do espaço, “os contratos com as lojas ainda estão a ser formalizados, pelo que nesta fase ainda não é possível referir as novas marcas”.

As lojas que vão mudar de sítio

Os espaços do Grupo Inditex estão a ser requalificados. A Zara é a única que se mantém no mesmo sítio, embora fique maior. Por outro lado, a Bershka, Stradivarius e Pull&Bear vão mudar-se para o piso 1. De acordo com o departamento de comunicação, “a Sportzone expandirá igualmente”.

A Primark

Tal como a NiT noticiou, vai abrir uma Primark XXL, com 6300 metros quadrados, sendo uma das maiores lojas da marca a nível mundial. A abertura está prevista para novembro deste ano.

O novo estacionamento

Vão ser acrescentados mil espaços para automóveis ainda este verão. Ao todo, haverá 3700 lugares gratuitos distribuídos por quatro pisos cobertos e outro ao ar livre.

A zona de restauração

Também nos próximos meses, o NorteShopping inaugura a The CookBook, uma nova praça de restauração inspirada nos mercados tradicionais. A zona fica complementada com um terraço.

O cinema

Está pronto em novembro e vai ter nove salas. Mais uma do que o habitual, com “600 metros quadrados e tecnologia de última geração.”

No terceiro trimestre de 2020

  • Segundo o departamento de comunicação, numa terceira fase de obras “será criada uma nova zona com uma oferta comercial mais exclusiva. Vai chamar-se ‘Galleria’ e terá cerca de 20 lojas. A inauguração está prevista para o terceiro trimestre de 2020. O ‘Galleria’ vai ter um posicionamento premium e oferta distintiva, composta por marcas de topo, num ambiente onde predomina a sofisticação. Ainda nesta nova área irá surgir uma casa de chá, zonas lounge e vários quiosques”.