Encontros, manifestações e petições, grupos no Facebook e discursos. Nos últimos tempos a urgência da igualdade entre o homem e a mulher tem sido um dos tópicos mais quentes dos media e redes sociais. Depois de nos Globos de Ouro, a 7 de janeiro, a maioria das celebridades se ter vestido de preto como protesto contra os assédios sexuais, é a vez da gigante Nike querer mostrar o poder feminino através da roupa.
Para isso, chamou 14 dos seus designers para juntos reinventarem vários clássicos. O desafio foi tornar as sapatilhas muito mais femininas e completamente novas. Para começar, os criadores mudaram totalmente um dos modelos mais célebres da marca, os Air Force brancos. Como? Subiram-nos até acima dos tornozelos com um tecido transparente transformando-as numas botas originais.
Esta, porém, não foi a única aposta da marca para mostrar o “The Force is Female”, como lhe chamam. A seguir à primeira criação, os designers pegaram no modelo Air Jordan e também o subiram com um fecho em preto — mantendo-se todo o resto do calçado em branco.
A nova linha está disponível a partir de 7 de fevereiro na América do Norte e dois dias depois na aplicação Nike SNKRS. A 16 do mesmo mês é lançada noutras partes do mundo ainda não divulgadas.