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Lojas e marcas

Näz: a marca de roupa sustentável que chamou a atenção da smart Portugal

A insígnia vai apoiar projetos ecológicos que mobilizem a cidade em áreas como a moda, a gastronomia, a arte e a inovação.
Roupa eco-friendly e linda.

À primeira vista, nada pode explicar uma relação entre uma marca de roupa sustentável e uma marca de carros que acaba de transformar toda a sua frota em veículos cem por cento elétricos. Porém, não é bem assim. E nós explicamos-lhe tudo.

Para acompanhar a sua mais recente campanha “All electric, now!”, a smart Portugal está a apoiar vários projetos sustentáveis criados por portugueses e que mobilizem a cidade em áreas como a moda, a gastronomia, a arte e a inovação. Todos têm de ter uma coisa em comum: ser amigos do ambiente. 

Foi exatamente por isso que, em novembro de 2019, a marca de carros citadinos entrou em contacto com a Näz, uma marca portuguesa feita com excedentes de produção, materiais reciclados e fibras ecológicas. Criado em 2017 por Cristiana Costa, 25 anos, o projeto cresceu rapidamente e em setembro de 2019 saltou do online para uma loja física na Lx Factory, em Lisboa. 

O principal objetivo era conseguir reunir várias marcas ecológicas de moda, acessórios e lifestyle para homem e mulher. “Não fazia sentido criar uma marca e esta não ser produzida em Portugal do modo mais justo possível” conta à NiT a criadora. É exatamente por isso que durante o processo criativo há sempre uma preocupação com as pessoas e o ambiente, que se traduz na utilização de materiais naturais, minimalistas e com fibras fáceis de reciclar.

“Inicialmente as pessoas não compreendiam muito bem o conceito do vestuário sustentável. Compravam as peças porque eram bonitas e o sustentável era apenas um acrescento”, explica Cristiana, que acredita que a moda é uma das áreas onde é mais difícil haver uma consciencialização.

Porém, a responsável admite que as coisas mudaram muito desde 2017. Em apenas dois anos, os portugueses começaram a procurar estas alternativas ecológicas e a aperceber-se do impacto ambiental da indústria têxtil. “Agora é completamente diferente. É incrível ver a mudança e perceber que as pessoas estão cada vez mais informadas. Ver que tantos portugueses estão a fazer esse caminho para um estilo de vida com menos impacto e mais consciente é inspirador”.

A maioria das propostas da marca é feita a pensar em mulheres, mas a oferta alarga-se a homens e miúdos também. Além das peças da Näz, feitas em fábricas familiares do norte do País, a loja vende outras marcas com a mesma linha de valores. É o caso das calças de ganga de algodão reciclado da Mud Jeans, da roupa da ArmedAngels, das mochilas da Fjallraven e das sapatilhas da Wayz — outro dos projetos apoiados pela smart Portugal. Há ainda garrafas da Dopper, copos menstruais da Organii Cups ou champôs sólidos, esfoliantes, bolsas e desodorizantes naturais da Mind The Trash.

Foi exatamente por estas razões que a smart Portugal decidiu dar visibilidade a projetos como este. E a Näz agradece. “Achámos que seria interessante aliar um projeto de moda sustentável a uma tendência cada vez mais evidente na indústria automóvel. O objetivo da smart é mostrar ao público português o que de melhor se faz no País na área da sustentabilidade, e sendo a Näz das primeiras marcas em Portugal com assinatura 100% sustentável e nacional, não podíamos recusar”, explica Marta Ferreira, responsável pelo marketing da marca portuguesa.

A ideia é que ambos os projetos se possam complementar e que, juntos, contribuam para a adoção de um estilo de vida mais amigo do ambiente. “Uma pessoa que consiga aliar o consumo sustentável em moda à forma como se desloca dentro e fora da cidade é definitivamente o cidadão do futuro”, acrescenta Marta. 

A smart Portugal vai então aproveitar as suas redes sociais para dar visibilidade a ideias eco-friendly como esta. Se também quiser inscrever o seu projeto, basta preencher todos os dados do formulário que está no site da marca de carros. Tem até ao final deste ano, 2020, para o fazer. 

Este artigo foi escrito em parceria com a smart Portugal.