NiTfm live

Lojas e marcas

Mercadito da Carlota: todas as novidades e descontos da edição de Natal

O evento vai mudar de sítio, ter uma black weekend e muitas novas marcas. A NiT conta-lhe tudo.
Numa edição passada.

Estávamos em 2011 quando Fernanda Velez organizou a primeira edição do Mercadito da Carlota (que agora mudou para Mercadito de Natal — Blog da Carlota), numa galeria de arte da Avenida da Liberdade, em Lisboa. Na altura, o evento teve a participação de 20 marcas portuguesas e um programa de animação para pais e filhos.

Após o sucesso da iniciativa, a empresária e blogger portuguesa voltou a fazê-lo mais 25 vezes, entre edições de primavera/verão, outono/inverno e stock off. “O Mercadito foi um conceito pioneiro na promoção das marcas portuguesas quando ainda não se falava muito em sustentabilidade, nem era ‘cool’ comprar português. Para mim fez todo o sentido reunir e apoiar as marcas nacionais, divulgar o que de tão bom se faz por cá. Há muita qualidade e criatividade”, explica à NiT.

O mercado tem sido um êxito tão grande que regressa no próximo mês cheio de novidades incríveis. Deixa o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde acontecia durante um dia, para instalar-se na Cordoaria Nacional, na mesma cidade, durante um fim de semana inteiro: 30 de novembro e 1 de dezembro.

Mas as boas notícias não se ficam por aqui. “As marcas vão fazer um especial black weekend com peças a preço de saldo. Também vamos ter marcas de fatos de banho para quem vai de férias para um sitio quente”, explica Fernanda Velez. E quais serão esses descontos? Ela explica: “Vão de 20 a 40 por cento.”

Ao todo, o mercado vai ter cerca de 100 bancas de marcas portuguesas. Vão estar presentes as do costume — como Dot, Maria Gorda, Buzina Brand, Carolina Curado, It Shoes, HLC e Cluoh —, mas também outras novas. São elas, por exemplo: Clementina Atelier, Lonbali, Nina Moniz da Maia, Salomé Faria Jewellery, Honua, ATA, She, Sommer Jewellery, Gin Lovers e Graça Araújo Bolos.

Além disso, durante os dois dias, entre as 10 e as 18 horas, haverá vários workshops. “Esta edição vai ter além da animação infantil, workshops para adultos de comida saudável, decoração de mesas de Natal, embrulhos e coroas de flores”, conta a empresária.

Como aconteceu já anteriormente, o Mercadito terá uma vertente solidária. A ação inclui “recolha de alimentos e produtos a favor da Associação Acreditar num stand próprio para o efeito. Os bens de que mais necessitam são: azeite, atum, massas, arroz, papas infantis, farinha, óleo, sal, leite e produtos de higiene (gel de banho, champô e pasta de dentes)”. A associação vai ainda vender produtos de merchandising como blocos de notas, calendários de secretária e cantis em alumínio.

O horário do mercado será igual nos dois dias, ou seja, entre as 10 e as 19 horas. O preço de entrada é de 2€ por pessoa.