“Desculpa, estamos fechados. A Lush escutou o pedido do movimento da greve climática estudantil que pede aos adultos para suspender as suas atividades habituais enquanto estes se manifestam hoje para exigir ação contra as alterações climáticas.” A mensagem foi publicada no início da tarde desta sexta-feira, 20 de setembro, no Instagram oficial da marca inglesa em Portugal.
Esta é a forma peculiar que a empresa artesanal — conhecida por usar apenas ingredientes naturais – arranjou para anunciar que todos os espaços físicos estão fechados durante 24 horas. A ideia é apoiar totalmente a Greve Global pelo Clima, também chamada de “#ClimateStrike” e inspirada nas ações da ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos.
Para confirmar este anúncio, a NiT ligou para a loja Lush do Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, mas ninguém atendeu a chamada — obviamente. Também entrou em contacto com a responsável pela comunicação da marca por email, mas recebeu uma resposta automática que dizia que ela estava fora “por emergência, a emergência climática”.
Durante esta sexta-feira, 20, também não é possível fazer compras na loja online da marca inglesa.
“O nosso website vai entrar em modo de baixa energia e as nossas fábricas vão parar. Escutámos os nossos jovens e ficamos a seu lado”, pode ler-se.