NiTfm live

Lojas e marcas

JEF: a nova marca cool de roupa masculina é 100% portuguesa

A primeira coleção chama-se "NAU: A Viagem e o Encontro". Todas as peças são pensadas, desenhadas e produzidas em Portugal.
Tudo é feito em Paredes.

Vamos ser sinceros: há cada vez mais homens que se preocupam muito — tanto ou mais do que as mulheres — com a roupa que vestem. Enquanto elas demoram meia hora a perceber se o look está completo, eles trocam de peças vezes sem conta. A camisa não pode ser justa demais e as calças têm de combinar com o casaco.

Para todos estes homens, temos uma boa notícia. Há uma nova marca de roupa masculina cem por cento portuguesa. Chama-se JEF e nasceu de um sonho antigo do seu criador, José Luís Fernandes, de 53 anos. É uma ideia já antiga e resulta da experiência de José, que trabalha na área há cerca de 30 anos.

Lançada a 30 de setembro, a JEF caracteriza-se, sobretudo, por ser uma marca jovem e casual. A ideia foi criar uma marca masculina, em que mais do que peças bonitas, se fizessem artigos com história. 

Além disso, sendo uma marca totalmente portuguesa — toda a coleção é produzida em Paredes —, a JEF pretende proporcionar uma nova experiência de vestuário aos homens. “A JEF não produz apenas roupas, concebe peças que refletem uma profunda valorização da cultura, resultando em designs intemporais, ricos em histórias e tradições, ainda que perfeitamente modernos”, explica à NiT José Luís Fernandes.

A primeira coleção chama-se “NAU: A Viagem e o Encontro”. A linha foi pensada e desenhada para homens que gostam de estar na moda e de mostrar a sua personalidade e estilo, sem prescindir do conforto. Isto porque todas as peças são produzidas com tecidos de grande qualidade para aliar um estilo desportivo a designs e padrões mais clássicos.

T-shirts, sweats, pólos e sobretudos, calças e casacos. “Quem veste uma peça JEF sabe que transporta um legado, uma mensagem e um desígnio. Esta é uma marca que expressa a multiculturalidade e a lusofonia, à conquista do mundo”, conta o responsável pela marca.

Por isso mesmo, o responsável pela marca pediu aos artesãos portugueses que fizessem peças simples, com pequenos pormenores com padrões discretos e elegantes. Esses padrões teriam de ser, claro, relacionados com o tema da primeira coleção: instrumentos náuticos (bússolas e astrolábios, cordas e âncoras), elementos naturalistas e símbolos místicos.

As principais cores das peças de roupa da NAU são o branco, o azul marinho e o preto. O objetivo é que as três consolidem a identidade marítima da coleção. Contudo, há peças com tons mais fortes como o verde, o vermelho e o amarelo. Por enquanto, o foco é a linha masculina. Porém, José Luís Fernandes afirma que “o futuro não terá limites”.

Carregue na galeria para ficar a conhecer a primeira coleção da JEF, uma marca que só está à venda online.

Este artigo foi escrito em parceria com a JEF.