No geral, a roupa traz uma etiqueta que diz o país onde foi feita, o tipo de tecido usado, bem como os cuidados que devemos ter ao lavar e passar a peça. É basicamente isso. A H&M quer ser mais transparente com os clientes e, por isso, lançou no dia 24 de abril, uma iniciativa no site.
Agora, em todos os produtos da loja online, consegue saber não só quais são os materiais usados, como o país de produção, nome dos fornecedores, nome e morada das fábricas e número de trabalhadores de cada uma delas.
Para ter acesso a essa informação, basta carregar na peça específica e, de seguida, clicar em “sustentabilidade do produto”. “Queremos ser completamente transparentes consigo em relação ao modo e ao local de fabrico dos nossos produtos. Para isso, criámos um novo sistema”, pode ler-se.
A NiT testou a iniciativa. Escolhemos umas calças palazzo da nova coleção e ficámos a saber que foram produzidas na China, na fábrica Shandong Richland Garment Co., em Dezhou. De acordo com a fast fashion sueca, esta proposta foi feita num sítio onde trabalham entre mil e 1500 funcionários.
Embora todos os artigos já tenham alguma informação, a H&M alerta para o facto de ser um sistema novo, por isso poderá haver ainda pormenores em falta. “Estamos a orientar os nossos esforços no sentido de garantir que os artigos vendidos disponibilizam toda a informação sobre o fornecedor”, escreveu no site.