NiTfm live

Compras

Já existem robots a produzir as sapatilhas da Gucci

Parece coisa do futuro, mas já é bem real na produção de peças da famosa casa de moda italiana.

A tecnologia em avanço.

Há muito que a ciência e as novas tecnologias têm vindo a aperfeiçoar robots para facilitar a vida humana. De acordo com uma notícia avançada pelo jornal “Financial Times”, a Gucci já faz uso das mais recentes novidades e tem estas máquinas a produzir as suas sapatilhas.

A tecnologia avançada está a ser utilizada na ArtLab, a fábrica de protótipos da casa de moda italiana, situada nos arredores de Florença. Segundo consta, o sistema que dá vida a estes robots tem o nome de Reingenious e consiste numa máquina patenteada e com capacidade para manipular e manusear os sapatos sem que seja necessária intervenção humana.

Quererá isto significar a redução drástica de trabalhadores nas fábricas da Gucci? Não será tão drástico assim. Até porque, segundo Marco Bizarri, o diretor executivo da marca, apenas 30% a 35% da produção da empresa poderá ser completamente automatizada. Em causa estão modelos de sapatilhas com preços que rondam entre os 450€ e os 1080€. 

Ainda assim, a Gucci não é a única a render-se a estes avanços da indústria tecnológica. A Prada também já se mostrou aberta ao uso da robótica na produção de bens de luxo. Quer a Chanel, quer a Balenciaga, já utilizaram a técnica de impressão 3D em algumas peças das últimas coleções.