NiTfm live

Lojas e marcas

Há um novo paraíso da Vans em Portugal

A loja com quase 200 metros quadrados fica no Madeira Shopping, no Funchal.
Fica no piso 0.

Quem diz que a Vans é uma marca apenas para desportistas que passam a vida com um skate debaixo do braço ou em cima de uma bicicleta BMX parou no tempo. A empresa californiana criada em 1966 começou por ter esse público alvo, contudo, nos últimos anos democratizou-se e transformou-se numa das marcas mais cool e trendy.

Depois de em maio ter aberto uma loja no Oeiras Parque, em Oeiras, a Vans decidiu atravessar o Atlântico e inaugurar um espaço no Madeira Shopping, no Funchal. Fica no piso 0, mesmo ao lado da Lion of Porches, e tem 180 metros quadrados.

Fica no piso 0.

A decoração do espaço segue a mesma linha das outras lojas portuguesas: tem móveis e prateleiras em madeira, vários projetores de luz no teto, chão branco e dezenas de imagens de desportos radicais nas paredes. 

Lá, encontra não só as clássicas sapatilhas da marca americana — como os modelos Slip-On, Era ou Surf —, mas também várias coleções de sport wear, que incluem roupa e acessórios.

Nos charriots destacam-se sweatshirts (a partir de 60€), T-shirts (desde 35€), vestidos (a 55€) e casacos (desde 75€). A nova loja vende ainda mochilas (desde 40€), bonés (28€), gorros (33€), carteiras (33€), cintos (22€), óculos de sol (15€) e atacadores (5€). 

Tem coleções para homem e mulher.

A Vans segue o horário do Madeira Shopping, ou seja, está aberta todos os dias das 10 às 23 horas.

A história da marca

A 16 de março de 1966, quando os irmãos Paul Van Doren e James Van Doren se juntaram a Gordon Lee e Serge D’Elia para apresentarem a nova marca de sapatilhas em Anaheim, na Califórnia, provavelmente não faziam ideia da dimensão mundial que a Vans iria teria nas décadas seguintes.

Naquela primeira manhã, venderam os 12 pares do modelo Authentic que tinham desenhado, cada um por 4,99 dólares (aproximadamente 34,02€).

Com o passar dos anos, a marca foi ficando cada vez mais conhecida, tendo atingido o primeiro pico de popularidade no início dos anos 70, quando os skaters profissionais Tony Alva e Stacy Peralta desenharam o Era, um modelo com sola alta em borracha, indicado para quem praticava o desporto.

A partir daí, foi só somar sucessos. Em 1976, lançaram o Slip-On — também dedicado ao skate — e um ano depois deram a conhecer ao mundo os Old Skool, ainda hoje o modelo mais vendido da marca americana. 

A Vans tem lojas em mais de 80 países. Em Portugal há espaços físicos em cidades como Lisboa, Almada, Oeiras e Alcochete (esta última no Freeport Lisboa Fashion Outlet.