NiTfm live

Lojas e marcas

Fuschini: a nova marca portuguesa que criou a cadeira mais leve do mundo

Pesa apenas 1,15 quilos e foi construída em Paços de Ferreira com uma madeira especial do Japão.
A marca apresentou-se em Milão, na feira design.

Chama-se Manuel, é portuguesa, pesa 1,15 quilos e é a cadeira mais leve do mundo. Pertence à Fuschini, uma nova marca de mobiliário criada por dois jovens portugueses e que esteve em destaque na semana do design em Milão. A cadeira foi pendurada apenas por um fio de nylon à entrada da exposição Design Language, que decorreu no Hotel Nhow, na cidade italiana, entre 9 e 14 de abril.

“O responsável pela exposição gostou tanto do nosso projeto que o propôs para abrir a exposição”, explicou à NiT, em Milão, Vasco Lima Mayer, um dos responsáveis pela Fuschini. A marca, cujo site foi lançado duas semanas antes da visita a Milão, apenas tinha na sua linha uma mesa, um aparador e duas cadeiras, nada parecidas com modelo ultra leve que criaram mais tarde.

“Quando fomos à fábrica em Paços de Ferreira produzir a nossa linha, o responsável apresentou-nos uma madeira especial do Japão, a Kiri, e propôs que fizéssemos algo com aquele material.” Não demorou muito até criarem a Manuel, cujo nome é uma homenagem ao responsável pela fábrica que lhes sugeriu o projeto.

Fizeram apenas três protótipos até chegarem ao resultado final. “Esta é uma madeira sustentável. É cultivada no Japão e na China. Em apenas nove anos atinge uma altura de 30 metros.” É depois fácil de trabalhar e consegue uma muito boa resistência.

A cadeira esteve pendurada à entrada da Design Language, em Milão.

Apesar de ter criado um buzz nesta exposição paralela ao grande salão de mobiliário de Milão, a cadeira não faz parte das peças da Fuschini que estão à venda. Pelo menos por enquanto.

Queremos que seja vista como uma peça de arte, de design, não algo para ser usado todos os dias. Talvez no início do próximo ano a iremos começar a comercializar.”

Neste momento, o site da marca tem a restante linha moderna que Vasco Lima Mayer e Sara Oom de Sousa, ambos com 27 anos, criaram. Os dois amigos tiraram o curso de arquitetura com mestrado integrado no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Entraram juntos no ano letivo 2009/2010. Cinco anos depois, os arquitetos seguiram caminhos profissionais em ateliês distintos, na zona da grande Lisboa.

“Mais tarde convidei a Sara para trabalharmos juntos e começámos a criar projetos de arquitetura. Muitas das pessoas pediam também peças, porque queriam que a casa seguisse toda a linha que criávamos.”

Vasco Lima Mayer e Sara Oom de Sousa são os responsáveis pela marca.

Vasco esteve nesta mesma exposição de Design Language, que promove projetos emergentes, em 2018, atura em que conheceu o curador. “Propôs-me apresentar algo na edição seguinte e surgiu a ideia de criarmos uma marca.” Depois de uma viagem que fizeram com outro amigo à Índia, nesse verão, começaram a trabalhar na Fuschini. “É um nome italiano, que vem da avó do Vasco”, explica à NiT Sara Oom de Sousa.

Esta não foi a única inspiração familiar usada para batizar as peças. “A mesa chama-se Ana como a mãe do Vasco, que sugeriu a colocação dos azulejos, algo que não tínhamos à partida.”

Da coleção da Fuschini fazem parte a mesa que junta um padrão de azulejos sempre diferentes, que chega de uma fábrica em Sintra; o aparador Carlota; e as cadeiras José e Pedro.

Todas as peças estão disponíveis em três tipos de madeira: carvalho, carvalho com velatura ou freixo. A empresa faz entregas para todo o mundo. Em Portugal, existem pontos de recolha em Lisboa e na fábrica em Paços de Ferreira. Os próximos passos da marca passam pela criação de mais peças desta linha.

Apresentaram a Fuschini na Design Language, em Milão, entre 9 e 14 de abril.

localização, contactos e horários

site e redes sociais