Compras

Fermob: a nova loja de mobiliário de exterior da zona de Santos

A história desta marca francesa remonta ao século XIX e chegou finalmente à Avenida Dom Carlos I, em Lisboa.

Esta é a 14ª loja da marca.

A Fermob é uma marca francesa de decoração de exteriores com um passado lendário. Ainda no século XIX, na região de Lyon, em França, várias empresas trabalhavam o ferro apenas para fins ornamentais: o ferro era cortado, formado, forjado, soldado e pintado.

Estas técnicas foram herdadas pela Fermob, empresa inicialmente criada por um artesão de Thoissey, local onde ainda hoje se encontra a sede principal. A ideia dele foi diversificar o negócio, que em 1953 foi assumido pelo filho. 

Nos anos 80, o mercado do mobiliário de jardim em ferro começou a concorrer com o de jardim monobloco vendido nos supermercados e a Fermob viu-se obrigada a reduzir o número de colaboradores. Foi por essa altura que Bernard Reybier, que procurava investir num negócio, resolveu tomar conta da marca. 

O novo e visionário diretor executivo trouxe com ele muitas mudanças na empresa: reinventou os códigos de mobiliário de exterior, ao combinar metal, design e cor, de forma a que o de alta qualidade da marca se tornasse mais acessível, fácil de transportar, resistente e divertido. 

A Fermob está atualmente presente em mais de 50 países, mas a escolha dos locais onde abre em exclusivo é bastante criteriosa. Tendo já lojas em algumas das principais cidades de França, Alemanha, Estados Unidos, Rússia, China, Tailândia e Ilhas Maurícias, faltava mesmo Portugal. A zona de Santos foi escolhida por ser o Lisbon Design District. O proprietário, Philippe Joyeux, idealizou o espaço e o local de acordo com os códigos da marca: elegância, simplicidade, cor e design apurado. 

O novo espaço de 250 metros quadrado, abriu em março de 2018, e foi decorado Marion Buyet, o responsável de merchandising do grupo Fermob. No seu interior, podemos encontrar um pouco de tudo no que diz respeito ao mobiliário de exterior: mesas, cadeiras, sofás, carrinhos de chá, chapéus de sol, espreguiçadeiras, floreiras, chuveiros, móveis para miúdos, iluminação, têxteis e muito mais. Grande parte dos tecidos são fabricados em Portugal, e são repelentes de água, gorduras e toda a espécie de líquidos, acrescido de um tratamento anti-raios UV.

Para perceber melhor do que estamos a falar o melhor é ir conhecer este novo espaço. Quase de certeza que não vai sair de lá de mãos vazias. A NiT mostra-lhe algumas imagens do interior da loja, bem como alguns dos artigos disponíveis. Carregue na galeria, para os conhecer.

localização, contactos e horários

morada
  • Fermob [ver mapa]
    Avenida Dom Carlos I, n.º 29 / 33
    1200-109  Lisboa
    localizações
    Grande Lisboa, Lisboa, Santos
site e redes sociais