NiTfm live

Lojas e marcas

Esta marca portuguesa de T-shirts é para mulheres sem medo de dizer o que pensam

A Who What next é uma loja online que vende peças com frases irreverentes.
Há 4 modelos de T-shirt.

“Devias escrever isso numa T-shirt” era a frase que Manuela Marques ouvia os amigos a repetir à volta da mesa vezes sem conta. Descontraída e “sem papas na língua”, nunca teve medo de dizer aquilo que os outros só têm coragem de pensar.

Com um background como designer de calçado, começou um projeto chamado Pitanga mal saiu da faculdade. A marca, que produzia calçado português, ocupou uma loja durante seis anos na Rua Artilharia 1, em Lisboa, antes de acontecer “o que aconteceu a toda a gente” na altura, conta à NiT.

Teve de fechar a Pitanga por culpa da austeridade, mas acabou por se lançar num projeto a solo que vingou. Com o nome My Pitangas, a empresa de consultoria de imagem da designer de 38 anos trabalha agora com grandes organizações, entre elas a HippoTrip e a Comic Con Portugal.

Mas o bichinho da moda nunca morreu. E como temos de ter cuidado com aquilo que desejamos, Manuela Marques acabou por cumprir o que os amigos tantas vezes profetizaram: decidiu escrever algumas frases que lhe vinham à cabeça num conjunto de T-shirts e pô-las à venda numa loja exclusivamente online chamada Who What Next.

“Isto aconteceu porque eu sou uma desbocada”, conta à NiT entre risos. Todas as T-shirts da coleção têm coisas que Manuela disse à frente dos amigos, do marido ou dos colegas de trabalho.

Helena Coelho.

Entre as frases que preenchem as peças, podemos encontrar a “French Kiss Me Like An Italian (beija-me à francesa como se fosses italiano, em tradução livre)”, que até já foi vendida para Itália. “A reação tem sido incrível”, comenta a criadora, que em apenas um mês (o mesmo tempo de existência que tem o negócio) já enviou T-shirts para locais tão distantes como Hong Kong ou Los Angeles, nos Estados Unidos.

Mais do que uma marca, a Who What Next é quase um movimento. Não se posicionando na corrente de women empowerment, é exatamente isso que acaba por fazer, com frases que invocam uma espécie de força feminista.

“Estamos num momento em que as mulheres têm uma voz que não costumavam ter. Já não têm de ter vergonha de dizer certas coisas.”  Manuela até conhece quem já tenha ido para reuniões de trabalho a empunhar o modelo “Sorry, I Don’t Speak Bullshit (algo que pode ser traduzido como “desculpa, eu não falo com tretas”).

As T-shirts são feitas de algodão e produzidas em Barcelos. Na loja online também pode encontrar canecas térmicas e quadros para pendurar na parede, com frases que seguem a narrativa das peças de roupa. Os preços vão dos 24€ aos 29€.

Se está a precisar de um empurrãozinho para fazer passar uma mensagem a alguém, talvez a Who What Next seja a solução para si: “Se as pessoas não conseguem dizer determinadas coisas, eu digo por elas”, remata a criadora.

Quem manda nisto tudo?

Nome: Manuela Marques
Idade: 38 anos
Profissão: Brand consultant/designer de calçado.
Guilty pleasure: Ficar uma hora no sofá sem fazer nada depois de deixar os filhos na escola.
Peça favorita: A T-shirt com a frase “Motherhood Is Not For Pussies” (ou “a maternidade não é para maricas”, em tradução livre).
Convença-nos a conhecer a marca: “A marca dá um empurrão a quem quer ter menos filtros. A honestidade é brutalmente libertadora.”

A seguir, carregue na galeria para conhecer algumas das propostas da Who What Next.