Cada vez que veste a T-shirt salmão que comprou há 13 anos em Copenhaga, na Dinamarca, Ana Martins recorda com carinho aquela que foi a primeira viagem romântica com o ator Manuel Marques.
“É uma peça super simples, mas com o algodão muito bom. Ainda hoje dura. É verdade que a T-shirt não tem escrito o nome da cidade, mas também não é preciso. Sei bem de onde é”, explica à NiT.
Sempre que viaja, o casal traz uma recordação do sítio onde esteve. Por isso, quando há dois anos decidiu criar uma marca de roupa, lembrou-se de fazer algo que representasse Portugal e fosse comprado não só por estrangeiros como pelos locais.
“Passei a minha vida a trabalhar em agências de comunicação e a trabalhar marcas. Em conversa com o meu marido, percebemos que estava na hora de criarmos um negócio nosso. Depois lembrámo-nos das T-shirts. No nosso País existe muita oferta boa, mas queríamos algo mais conceptual, que não tivesse um elétrico ou uma sardinha, por exemplo“, conta.
Com o objetivo bem definido, Ana e Manuel passaram para a fase que consideraram ser o maior desafio: encontrar uma fábrica que produzisse as peças. “Foi uma verdadeira jornada. Visitámos muitas fábricas no norte, que estão habituadas a fazer grandes quantidades de roupa para exportar.”
Um dia, bateram à porta de uma empresa de Barcelos, apresentaram o projeto e o dono aceitou ajudá-los. “Ele disse para levarmos os desenhos, que trataria do resto. Só tínhamos um pedido: o algodão das T-shirts tinha de ser de qualidade, não podia deformar com as lavagens e a estampagem tinha de ter algum detalhe, como relevo ou bordados”, conta Ana.
O passo seguinte foi procurar os ilustradores e designers para desenharem as T-shirts, que tinham de representar várias zonas de Portugal. Para isso, escolheram os sítios e pediram à copy Luísa Carvalho para escrever um texto que ilustrasse o lugar — texto esse que acompanha cada peça numa espécie de marcador de livros em tecido.
Depois, convidaram o ilustrador Pedro Lourenço e a designer Ana Sofia Martins para interpretar as histórias e, através delas, desenharem nas T-shirts. Nasceu assim a marca Cotton City, no final de maio deste ano.
A primeira coleção inclui 10 peças, que representam Lisboa, Porto, Évora e a Região do Douro. A ideia é chegar a mais localidades. “Queremos contar histórias. Uma T-shirt pode falar de pessoas, mitos, lendas, monumentos ou paisagens de Portugal”, explica Ana.
As propostas custam entre 49,95€ e 57,95€ e estão à venda no site da marca, nas lojas The Feeting Room, em Lisboa e no Porto; na Portfolio Lisbon, no Aeroporto de Lisboa; e na Via Tróia, em Tróia.
Quem manda nisto tudo?
Nomes: Ana Martins e Manuel Marques
Idades: 40 e 43 anos, respetivamente
Profissões: Empresária e ator
Peças favoritas: As T-shirts Chronos e Sing while you may
Guilty pleasures: Ver programas da TLC antes de dormir e comer fatias douradas à noite
Convença-nos a conhecer a marca: Porque o made in Portugal além de ter muita qualidade pode ser surpreendente.
A seguir, carregue na galeria para conhecer algumas das novas propostas da Cotton City.