lojas e marcas

Captain Tom: a nova marca de swimwear em que tudo é feito à mão

Existem 25 modelos de fatos de banho e biquínis com vários padrões: às bolinhas, riscas, com padrão vichy e até com flores. 

Já estamos a pensar no verão.

Foi em 2013 que Raquel Tomaz, de 26 anos, se inscreveu no seu primeiro workshop na escola de Lisboa da Maria Modista. Na altura, ainda estava a estudar na área da arquitetura mas rapidamente percebeu que o seu sonho e vocação era outro, bem diferente de desenhar edifícios ou estruturas. Três anos depois da primeira aula de iniciação à costura apareceu a primeira coleção de biquínis.

“A primeira ligação que tive com este negócio foi a trabalhar na Type Beachwear, em 2013”, conta à NiT. “Depois de acabar a faculdade, em 2016, percebi que se calhar esta seria a minha verdadeira vocação e os workshops ajudaram muito.”

Depois do primeiro, seguiram-se dois outros. Um de vestidos, calções e biquínis e depois, em 2017, aulas para aprender a fazer swimwear industrialmente. Nesse ano criou a sua primeira coleção mas com outro nome e mais vocacionado para adolescentes, a Baimee e o sucesso foi tal que Raquel resolveu apostar numa marca que se identificasse mais consigo, com a sua idade e com a sua personalidade. Assim nasceu a Captain Tom, que chegou às redes sociais a meio de maio de 2018.

“A marca é para mulheres poderosas que ocupem profissões de homens, a ideia é transmitir uma espírito de girl boss, daí ter escolhido o nome Captain”, explica Raquel, ela própria capitã da empresa. “A parte do Tom tem a ver com o meu nome, Tomaz, que também é considerado um nome masculino. Acaba por ser um paradoxo, na verdade”, continua entre risos.

Até agora, a marca conta com cerca de 25 modelos de fatos de banho e biquínis. Para já não vão existir mais modelos, até porque Raquel não quer que esta seja uma marca em que os clientes tenham facilidade em escolher as peças que querem comprar. Existem sete estilos diferentes e cada um tem entre três a quatro variações de padrões.

Raquel é, realmente, a capitã desta marca. Além de ter criado a empresa e fazer toda a gestão da marca é também ela que desenha e produz todos os fatos de banho e biquínis desta coleção a partir da sua própria casa. Todos as peças são feitas com lycras italianas e o forro veio diretamente de Espanha.

Cada um destes modelos de swimwear custa entre 82,90€ e 94,90€ e para os comprar tem de pedir pela página da Facebook ou de Instagram. Para já, o site não está ativo mas vai estar brevemente.

Carregue na imagem para conhecer algumas das peças da nova marca de swimwear nacional.