NiTfm live

Lojas e marcas

Bela Balda é a nova loja da estilista Anabela Baldaque

Fica no Quarteirão das Artes, no Porto, e tem uma coleção dedicada ao público jovem.
Respira-se moda aqui dentro.

Provavelmente em 1983, quando terminou o curso de Estilismo e Modelismo na Escola de Moda Gudi, no Porto, Anabela Baldaque não imaginava que em 2019 seria uma das estilistas portuguesas mais reconhecidas.

Mas é. Apresenta todos os anos as suas coleções no Portugal Fashion, em março e outubro, e passa o resto do ano a mostrar dezenas de criações no atelier e loja da rua Padre Luís Cabral, no Porto.

Desde 16 de dezembro que há mais um sítio onde podemos ver e comprar as suas propostas. Chama-se Bela Balda, fica no Quarteirão das Artes da cidade portuense e é a nova loja da criadora.

Quis abrir um novo espaço não só com o propósito comercial, mas também para receber várias iniciativas, todos ligados ao mundo da moda“, explica Anabela Baldaque à NiT.

Ora, e o que é que podemos lá encontrar além de roupa? A estilista explica: “Criei o ‘Pano para Mangas’, um projeto no qual várias vezes por ano recebo um artista que cria uma peça em cima de um pano cru feito por mim”.

O primeiro momento acontece ainda em janeiro no dia 19. “Convidei a Ana Vidigal, que tem um grande currículo em artes plásticas. Ela faz muitos cortes e colagens”.

“Vai trabalhar uma peça que se chama ‘A Bela e a Montra'”, conta a designer. No final do ano, a ideia é juntar todos os intervenientes numa pequena exposição. 

Quanto à coleção que pode comprar nesta nova loja com cerca de 80 metros quadrados, a portuense conta à NiT: “Tem o nome do espaço [Bela Balda] e é uma linha para pessoas mais jovens, mas sempre com a chancela e qualidade de Anabela Baldaque. As peças são feitas de mistura de tecidos e muito algodão”.