NiTfm live

Lojas e marcas

As novas T-shirts portuguesas inspiradas em Frida Kahlo

Tudo começou pela paixão que Mariana e Gonçalo partilham pela arte e pela música.
Frida Kahlo é a estrela desta linha.

Basta um momento para mudar o resto das nossas vidas. No caso de Mariana Lourenço, 22 anos, e Gonçalo Correia, 23, bastou uma exposição de Frida Kahlo, e uns quantos anos de amor pela arte e pela música, para criar a [un]aesthetic. Os dois são estudantes em Coimbra  (de Direito e de Design e Multimédia, respetivamente), namorados, e super empreendedores.

“Como ambos somos uns apaixonados por arte e música, tentamos descobrir novos conteúdos, tanto artísticos como musicais. Adoramos visitar exposições, desde as mais simples até às mais interativas e contemporâneas. O campo artístico sempre nos juntou, até ao ponto em que decidimos criar algo nosso e diferente”, comenta Mariana.

Para o casal, a pintora mexicana Frida Kahlo sempre foi uma inspiração. Inicialmente, pela sua história de vida — Kahlo foi uma da maiores ativistas do movimento feminista —, e em consequência, pelo facto desse mesmo percurso estar espelhado de uma forma tão única na sua arte. Foi numa exposição de fotos reais da Frida, em junho do ano passado, no Instituto Português de Fotografia, no Porto, que Mariana e Gonçalo passaram a admirar ainda mais a sua força e criatividade.

O nome [un]aesthetic é tão invulgar quanto as suas peças, e o conceito da marca não se deixa ficar atrás: “Pega-se numa obra de arte ou em figuras consideradas ideais, e desconstrói-se a mesma, adicionando elementos que levam o cliente a sensações como o desconforto e a interrogação”.

Os dois juntaram todas as suas poupanças para investirem neste projeto. Neste momento, a marca tem três modelos, com preços que variam entre os 12€ e os 13€, sem portes incluídos. São todos produzidos em Portugal. Pode comprá-los através da página de Instagram, o site vai nascer em breve, segundo os criadores.

Apesar de terem iniciado o percurso com peças alusivas a Frida Kahlo, os fundadores do projeto garantem abranger qualquer outro artista ou criação –  estão até a considerar nomes como Salvador Dali e René Magritte para inspirar futuras criações. Asseguram, também, muitas novidades para o próximo mês, com o lançamento de novos artigos.