NiTfm live

Lojas e marcas

A nova loja da Massimo Dutti em Lisboa parece um conto de fadas futurista

Fica num palacete romântico do século XIX na Avenida da Liberdade. Não existe outro espaço assim no País.

A loja resulta de uma aliança entre moda e tecnologia.

A Massimo Dutti não abriu apenas a loja mais bonita da cadeia espanhola em Portugal — abriu uma das lojas mais bonitas do mundo, capaz de juntar vanguardismo e história.

Este palacete romântico do século XIX, no qual nasceu o novo espaço do grupo Inditex, estava fechado há alguns anos na Avenida da Liberdade e foi recentemente recuperado com um projeto de arquitetura da Contacto Atlântico, sob alçada do arquiteto André Caiado, que manteve a estética do edifício histórico — classificado como Monumento de Interesse Público desde 2012. Já a decoração esteve a cargo do estúdio de Lázaro Rosa-Violán, colaborador fiel da marca. O artista catalão pensou na disposição do espaço ao pormenor, de forma a que cada peça combinasse com a sala onde está exposta.

Num claro contraste com o cenário, a marca apostou na tecnologia de modo a agilizar e personalizar a experiência de compra dos consumidores. Vai poder, através de um espelho “mágico” (o Magic Mirror), inspirar-se nos lookbooks da marca, aceder a diferentes informações sobre a peça — desde o tamanho, composição ou cores existentes — ou encomendar artigos que não existem na loja; e localizar os produtos que pretende na loja e enviar as peças que quiser para o local mais conveniente, através do Scan&Shop.

O futurismo não fica por aqui. Todos os provadores são também interativos, disponibilizando informações sobre o que está a experimentar ou dando a possibilidade de pedir um tamanho diferente sem ter de chamar uma funcionária.

A nova loja ocupa três pisos que estão abertos ao público das 10 às 20 horas. No piso -1 está a linha feminina, a nova coleção de perfumaria — a “Massimo Dutti Scents Collection”, que se encontra na antiga cozinha do palacete —, e ainda uma zona de provadores virtuais. O piso térreo é totalmente dedicado às mulheres também. E no último fica a zona para homens, que podem procurar peças organizadas pelas diferentes linhas Massimo Dutti e uma área exclusiva de Personal Tailoring. Nesse mesmo piso, o espaço é ocupado pelos acessórios e uma livraria, na qual pode descobrir livros sobre moda e design, uma colaboração com a editora alemã Taschen.

É desta forma que a Massimo Dutti procura transmitir os seus valores, redesenhando um edifício histórico de uma cidade e adaptando as coleções ao próprio espaço. Além do estúdio de Lázaro Rosa-Violán, responsável pelo design de interiores, a loja foi pensada, a nível da iluminação, pela Anoche, e o projeto paisagismo ficou a cargo de Jesús Moraine.

Carregue na galeria para ver mais imagens da nova loja de sonho da Massimo Dutti.