NiTfm live

Lojas e marcas

A nova concept store de Lisboa tem marcas portuguesas perfeitas para casamentos

Chama-se Flos e instalou-se na Praça São João Bosco, em Campo de Ourique, no espaço da antiga Mariadelina.

Preparar um dos dias mais importantes das nossas vidas não é tarefa fácil. Vestido, lembranças, centros de mesa, convites e menus são apenas alguns entre as centenas de pormenores que têm de ser decididos antes do casamento — e que podem deixar as noivas à beira de um ataque de nervos.

No número 1 da Praça São João Bosco, em Lisboa, há uma nova concept store com atendimento personalizado que aconselha os clientes e vende artigos especializados para o dia da cerimónia. “Procurámos criar um espaço onde uma noiva entrasse e pudesse resolver uma série de questões”, explica à NiT Carlota Froes, de 27 anos, que lançou o projeto em conjunto com a mãe, Filipa Teixeira Duarte.

A Flos chegou a Campo de Ourique no início de fevereiro com o objetivo de facilitar a vida ao futuro casal. Por lá, vai encontrar, por exemplo, toucados, chapéus, castiçais, estacionários de casamento, marcadores e até vestidos para as miúdas que acompanham as noivas.

Nos cerca de 60 metros quadrados estão à venda marcas exclusivamente portuguesas, muitas delas próprias da loja, como é o caso da Amor Perfeito, Paperflower, Camélia e Jasmim, todas elas com nomes de flores. “A loja chama-se Flos porque é como se diz ‘flor’ em latim”, explica à NiT Carlota.

A sua mãe, de 48 anos, já trabalha na indústria há mais de duas décadas. Além de uma quinta em Alenquer com catering próprio que é alugada para festas, tem uma marca de bem-casados chamada Muguet, que vende os doces típicos do Brasil à base de doce de leite como lembranças de casamento — também os pode encontrar na loja.

Carlota trabalhou no guarda-roupa de uma produtora de televisão, passou pela revista “Lux Woman” e está agora há cinco anos na área digital da revista “Saber Viver”. Depois de se casar, em 2018, começou a ajudar muitas das suas amigas que foram ficando noivas: “Criei uma afinidade com o mundo dos casamentos”, revela.

Ainda assim, a ideia para o projeto só surgiu em novembro de 2019, quando a sua avó decidiu pôr a alugar o espaço onde funcionava a antiga Mariadelina, uma conceituada loja de bairro que vendia roupa de cerimónia e acessórios para crianças.

A oportunidade deu-lhes a ideia de abrir lá a Flos, que poucos meses depois encheu o espaço com as novas marcas. “Fazia tudo sentido”, explica Carlota, acrescentando que ambas “adoram o mundo dos casamentos e contribuir para aquele dia”.

Quase todas as marcas da loja permitem personalizar os produtos de acordo com o que a noiva pretende. Os vestidos de menina da Jasmim, por exemplo, podem ser desenhados à medida, desde o modelo ao tecido, passando pelas faixas e cores — e até há ganchos a combinar.

Carlota e Filipa desenham todos os têxteis, que são depois produzidos à mão em Portugal. Além disso, a dupla revende marcas portuguesas, como a Topázio, que se especializa em conchas de batismo em prata, outras das áreas de foco da loja. Quem quiser, pode ainda alugar castiçais, centros de mesa, casquinhas ou acessórios decorativos da marca Amor Perfeito.

Segundo Carlota, as várias montras da Flos vão servir para “dar visibilidade a outros ateliers portugueses”. Neste momento, encontra-se em exposição um vestido de casamento da Mad Bridal e as decorações de mesa, com os artigos da loja, foram preparadas pela Lima Limão.

De seguida, carregue na galeria para conhecer as propostas deste novo espaço e as suas fundadoras.

localização, contactos e horários

morada
  • Flos [ver mapa]
    Praça São João Bosco, N. 1
    1350-295 Lisboa