NiTfm live

Beleza

É uma youtuber famosa, transgénero e agora vai apresentar a Eurovisão

Nikkie de Jager tem quase 14 milhões de seguidores. Vai ser responsável pela cobertura online do festival.
Tem 25 anos.

Desde junho de 2008, altura em que criou o canal de YouTube, Nikkie de Jager já fez mais de 600 vídeos. Nenhum deles foi tão difícil de gravar como aquele que publicou a 13 de janeiro deste ano. Nele, a holandesa de 25 anos fez uma confissão que ninguém esperava: é transgénero.

“Nasci no corpo errado”, começa por contar num vídeo a que chama “Estou a Sair do Armário”. A seguir, a youtuber explica que desde muito cedo percebeu que algo não estava bem. Afinal, era obrigada a vestir calças e camisola, quando o que queria era usar vestidos. “Toda eu era uma menina”, disse.

Com apenas seis anos, Nikkie teve uma conversa com a mãe, contou-lhe aquilo que sentia e ela aceitou que a filha deixasse crescer o cabelo. Dois anos depois passou a usar apenas roupas de menina. Na escola, embora os professores compreendessem a decisão, era gozada pelos colegas.

“A parte mais difícil de viver a nossa juventude como rapariga, quando não se é oficialmente uma mulher ainda, é o ter de contar às pessoas quem se é realmente. Sentimo-nos encurralados e zangados”, continuou.

Decidida a tornar-se transgénero, Nikkie começou a tomar inibidores de crescimento e as primeiras hormonas aos 14 anos — ainda assim, mede um metro e 89 centímetros. Foi aos 19 anos que fez a transição completa. Na época, já tinha o canal de YouTube NikkieTutorials.

Embora seja muito comunicadora e responda à maioria dos seus comentários, a youtuber sempre tentou ao máximo resguardar a sua vida privada. Aliás, conforme conta no vídeo, sempre que precisava de dizer a alguém que tinha nascido rapaz era muito difícil. 

Tudo mudou no tal dia de janeiro, quando foi forçada a anunciar que era transgénero, depois de ser vítima de chantagem. Se não o fizesse, o segredo seria vendido à imprensa. “Estou aqui para partilhar abertamente que sou transgénero, e com esta mensagem quero inspirar pequenas Nikkies em todo o mundo que se sentem inseguras, que se sentem fora do seu lugar, que se sentem incompreendidas”, contou emocionada.

“Espero que ao defender-me e ser livre isso inspire os outros a fazer o mesmo, para viverem a sua vida como querem e merecem. Precisamos de nos aceitarmos uns aos outros, respeitarmo-nos uns aos outros, mas mais importante, temos que nos ouvir e compreender”, continuou. 

O vídeo de 17 minutos teve, à data de publicação deste artigo, mais de 33 milhões de visualizações. Os seguidores, na sua maioria, destacam a coragem de Nikkie e prometem continuar a confiar em todos os seus truques de beleza.

O convite para a Eurovisão

Nascida a 2 de março de 1994 em Wageningen, nos Países Baixos, Nikkie de Jager ficou popular na Internet em 2015, após publicar o vídeo “The Power of Makeup” (o poder da maquilhagem, em tradução livre). Nele, a youtuber mostra vários rostos com e sem maquilhagem. 

Em 2017, a revista “Forbes” nomeou-a com uma das 10 principais influenciadoras de beleza do mundo. No mesmo ano venceu dois prémios: o “YouTube Guru”, no Shorty Awards; e o “Choice Fashion / Beauty Web Star”, no Teen Choice Awards.

A 10 de fevereiro deste ano, Nikkie anunciou nas redes sociais que tinha aceitado o desafio de ser a apresentadora online do Festival Eurovisão da Canção, que acontece em Roterdão, Holanda, entre 12 e 16 de maio.

Durante as galas, a youtuber vai não só gravar vários cenários de bastidores, como estar em direto na passadeira vermelha e participar nos três espetáculos: as duas semifinais e a final”. No Instagram, a jovem de 25 anos mostrou-se realmente honrada e emocionada com o convite.