NiTfm live

Beleza

4 truques para lavar o cabelo em casa e parecer que saiu do cabeleireiro

O hairstylist favorito de famosas como Alicia Vinkander e Alexa Chung ensina a deixar os fios limpos, leves e soltos.
No street style.

A maioria das mulheres adora sair de um salão de beleza com o cabelo impecável. Embora a técnica seja praticamente a mesma que em casa (primeiro o champô e depois o condicionador), os fios ficam mais cheirosos, limpos e leves. Apesar do poder de transformação do cabeleireiro, lavar os cabelos com um profissional todas as semanas é um luxo e compromete o orçamento mensal que reservamos para os cuidados pessoais. Felizmente, há solução.

O hairstylist londrino George Northwood, favorito de celebridades como Alicia Vikander, Alexa Chung e Rosie Hunting-Whiteley, sugeriu em entrevista à “Vogue” parisiense quatro truques preciosos para otimizar a lavagem dos cabelos em casa e garantir um resultado como se tivesse acabado de sair do salão.

Na publicação, o beauty expert das estrelas de cinema começou por dizer que é super fã do que ele chama de “champô duplo”, uma técnica simples que consiste em, durante o banho, pôr no cabelo este produto duas vezes.

“A maioria das pessoas não limpa realmente o cabelo quando o lava. Ele acaba coberto por uma espécie de película que leva ao enfraquecimento e à falta de brilho ao longo do tempo. Ao fazer a técnica duas vezes, a pessoa faz uma primeira lavagem para remover o excesso de sebo e, depois, uma segunda lavagem para deixá-lo limpo de verdade”, explica George Northwood.

Para o cabeleireiro, o principal erro que as pessoas cometem é usarem bastante champô e acrescentarem cada vez mais, quando acham que este não fez espuma suficiente. Se passar o produto duas vezes diminui a quantidade de produto. A ideia de lavar duas vezes o cabelo, além de uma limpeza mais profunda, também ajuda a diagnosticar a saúde dos fios: se está com pontas duplas, quebrado ou elástico, por exemplo.

“A primeira lavagem provavelmente não criará muita espuma, pois está apenas a limpar toda a sujidade acumulada. Na verdade, pode até ser mais leve. Basta espremer o produto nas mãos e esfregar os cabelos. Chamo a isto ‘de limpeza externa’. Já a segunda vez deve focar-se nas raízes e criar uma espuma adequada. (…) A quantidade ideal por vez é o tamanho de uma moeda”, ensina.

Quanto ao condicionador, Northwood incentiva que cada pessoa encontre o produto ideal para o seu tipo de cabelo. Quem tem fios finos, e não gosta do efeito pesado e oleoso que os cremes podem deixar, deve evitar o condicionador e apostar num bom leave-in ou num condicionador seco em spray sem enxaguar.

Se tiver fios mais grossos, pode (e deve) abusar do condicionador nas pontas dos cabelos. “Torcer muito o cabelo antes de aplicar o condicionador também ajuda, porque o excesso de água dilui o produto. Aplique-o especialmente nas pontas se tiver ombré ou californianas, ou se o cabelo estiver um pouco quebradiço, a precisar de um corte”, completa. 

De acordo com o cabeleireiro londrino, uma lavagem a cada dois ou três dias é o ideal para a maioria dos tipos de cabelo. As pessoas que têm cabelos encaracolados ou afro podem espaçar a lavagem um pouco mais. “Ao passar duas vezes o champô, vai perceber que precisa de lavar os fios com menos frequência”, conclui.

George Northwood também resolve o problema da queda de cabelo. O especialista diz que é normal as pessoas encontrarem fios no chão durante o duche e que elas só se devem preocupar se for uma quantidade capaz de deixar espaços brancos no couro cabeludo. Neste caso, o truque é usar champô seco nos dias entre as lavagens.

A seguir, carregue na galeria para conhecer os champôs de cebola que fazem o cabelo crescer mais rápido.