NiTfm live

Beleza

A melhor forma de manter as unhas saudáveis depois de tirar o verniz de gel

Nos próximos dias, muito provavelmente, vai ter de fazer uma sessão de manicura em casa. A NiT dá-lhe as melhores dicas.
Tome nota.

A maioria das esteticistas tinham as agendas de manicuras cheias para as próximas semanas, contudo, devido ao estado de emergência decretado em Portugal — que, ao que tudo indica, vai prolongar-se — tiveram de cancelar as marcações. 

Em alternativa, todas as mulheres que têm gel ou verniz de gel têm de usar os materiais que têm em casa para continuarem a manter as unhas bonitas. A NiT sabe-o, por isso publicou um artigo em que a nails artist Alba Rodrigues explica qual é a melhor forma de o fazer.

Acontece que depois de ficar com as unhas virgens é preciso ter alguns cuidados para que não fiquem quebradiças e cheias de falhas. Tal como o cabelo e a pele, também esta zona dos dedos precisa de ser cuidada para manter-se saudável.

De forma a ter umas mãos bonitas e unhas fortes, a NiT fez uma lista de truques fáceis que deve seguir. Tome nota.

Esfolie e hidrate as mãos

Pelo menos duas vezes por semana deve esfoliar as mãos. Já a hidratação tem de ser diária — se possível várias vezes por dia. Não se esqueça que, como tem de desinfetar a casa, a pele tem tendência a ficar mais agredida.

As unhas devem manter-se curtas

Não precisa de deixá-las crescer — até porque com as tarefas de limpeza extra que tem, unhas compridas só vão atrapalhar. Corte-as rente aos dedos e lime-as para ficarem sem falhas, mais fortes e não acabarem por partir.

Use um óleo para as cutículas

As cutículas têm como função proteger toda a unha. Elas impedem a entrada de fungos e bactérias, por isso têm de ser bem tratadas. Opte pelos óleos com vitaminas essenciais, que ajudam a promover o crescimento de unhas saudáveis.

Aplique um produto de fortalecimento 

São transparentes e têm várias mais-valias: além de endurecerem as unhas, melhoram a saúde das cutículas e a irritação das agressões diárias. A NiT já lhe tinha sugerido um destes produtos, que é um sucesso na Amazon.

Evite os esmaltes

Mantenha-se apenas com o verniz que fortalece. Para que as unhas fiquem saudáveis é preciso que não as exponha a químicos. Se conseguir passar uma ou duas semanas sem esmaltes, a unha vai recuperar mais rapidamente.

Tenha atenção ao estado das unhas

Depois de usar verniz de gel ou gel durante vários anos, em alguns casos, as unhas ficam tão fracas que estão mais propícias ao aparecimento de fungos. Se notar que elas estão a ganhar uma tonalidade avermelhada ou roxa e se senti-las muito fracas contacte um dermatologista.

A seguir, leia também os artigos da NiT em que lhe sugerimos máscaras caseiras para a pele ou truques para manter o cabelo saudável. Veja também como criar um spa luxuoso em casa.