Até há poucos anos eram raras as mulheres que saíam de casa em busca da sua própria independência. Felizmente, a igualdade de género e a afirmação do poder feminino são dois dos temas mais debatidos e populares hoje em dia.
Hoje, as mulheres querem-se seguras de si mesmas, corajosas, emancipadas e, sobretudo, livres — tal como Yves Saint Laurent sempre quis.
O designer francês sempre foi um verdadeiro feminista. Tudo começou nos anos 60, quando desenhou o primeiro smoking feminino. O conjunto foi uma revolução tão grande na moda que inspirou milhares de mulheres a trabalharem de calças compridas. Mais tarde, tomou mais uma decisão polémica e que viria a agitar a sociedade: foi o primeiro estilista do mundo a escolher uma manequim negra para participar num desfile.
Foi com base nessa liberdade e irreverência que sempre a caracterizou, que a marca francesa Yves Saint Laurent lançou o seu mais recente perfume feminino — Libre. A nova fragrância é dedicada às mulheres que conseguem ser poderosas e, ao mesmo tempo, femininas.
Yves Saint Laurent escolheu Dua Lipa, cantora pop britânica de 24 anos, para ser embaixadora da marca e, claro, do novo Libre. A artista foi a escolha perfeita para incorporar o papel de mulher ousada e independente mas, ao mesmo tempo, confiante e feminina. “Ser livre para uma mulher, em 2019, é uma condição. Vivemos a vida de acordo com nossas próprias regras”, garante a artista.
Carlos Benaïm e Anne Flipo foram os dois perfumistas responsáveis pelo Libre. Ambos quiseram ajudar as mulheres a assumirem a sua independência e, para isso, criaram um aroma completamente diferente e inovador.
Este perfume é uma mistura de aromas tipicamente masculinos — como a lavanda do sul de França — e notas mais femininas e frescas. A nova fragrância é floral, natural e fresca, com toques de baunilha de Madagáscar, lavanda do sul de França, flor de larajeira marroquina, néroli e jasmim, âmbar, cítricos e madeiras.
“Quero que todas as mulheres se sintam independentes ao usar o novo Libre. Quero que se sintam bem consigo mesmas em cada fase da evolução da fragrância: desde a frescura e brilho, às notas mais fortes. Essa é a minha definição de liberdade”, explica a perfumista Anne Flipo.
Além de se preocupar com o aroma, Yves Saint Laurent teve um cuidado especial ao criar o frasco de Libre. Pensado pela designer Suzanne Dalton, o frasco recuperou um dos logótipos mais icónicos da marca francesa — criado em 1961 por Adolphe Jean Marie Mouron, mais conhecido por Cassandre. As iniciais da marca, “YSL”, aparecem de lado e desdobram-se ao longo do frasco. As linhas geométricas e a elegante corrente dourada conferem-lhe ainda um look irreverente e super sexy.
O novo perfume está disponível em três tamanhos diferentes: 30ml (64,90€), 50ml (93,50€) e 90ml (131,50€).