NiTfm live

Beleza

Devil lips: a nova tendência de beleza que é tão bizarra como perigosa

Surgiu na Rússia e é o resultado de um preenchimento com ácido hialurónico. Os dermatologistas que analisam os casos mostram-se realmente preocupados.

A indústria da beleza chama-lhe “devil lips” que, em tradução livre, é mais ou menos algo como “lábios diabólicos” ou “lábios do diabo”. A tendência surgiu no final do ano passado na Rússia, depois de o cirurgião plástico Emelian Braude ter partilhado várias fotografias sobre a moda que acabara de inventar.

Segundo ele, esta aparência (fica com o lábio superior em forma de onda) é conseguida através da injeção de ácido hialurónico — uma substância já usada para os preenchimentos estéticos mais comuns.

Embora o médico garanta que o processo cirúrgico é seguro, há vários dermatologistas que discordam e que apontam riscos graves para a saúde. Em entrevista à edição espanhola da revista “Elle“, um destes dermatologistas, Leo Cerrud, alertou para os perigos da nova tendência. “O ácido hialurónico é injetado de uma maneira específica. Se alterarmos isso conseguimos um efeito não natural. Além disso, há consequências como deformidades, perda do contorno, inflamações, falta de sensibilidade e até mesmo infeções graves.”

O cirurgião Virtudes Ruíz vai ainda mais longe: “acho muito controverso que, numa altura em que a medicina estética defende o ‘natural’ alguém se arrisque a fazer algo terrivelmente artificial e transgressor”, disse à mesma publicação. 

Embora existam muitos perigos, o que é certo é que várias mulheres já aderiram a esta moda bizarra — à data de publicação deste artigo, por exemplo, o hashtag “#devillips” já contava com quase 3000 referências no Instagram.

A tendência, que foi criada há pouco tempo na Europa, já chegou a outros continentes. No Brasil, por exemplo, a influencer Gabriela Sales (com mais de três milhões de seguidores) anunciou no Instagram que aderiu à nova moda.

As centenas de comentários têm quase todos algo em comum: acham a tendência demasiado surreal. “Misericórdia”, escrevem os seguidores à boa maneira brasileira.

A devil lips não foi a única tendência de beleza bizarra a ser criada nos últimos meses. Houve quem se lembrasse de pôr o cabelo monocolor, usar monocelha ou ter unhas em forma de batom. 

A seguir, carregue na galeria para conhecer as piores modas da última temporada.