NiTfm live

Beleza

DECO alerta: este secador de cabelo é perigoso e pode incendiar-se

O produto da marca Hoffen é vendido nas lojas Pingo Doce e juntou-se à lista de outros cinco aparelhos com problemas identificados pelos testes da Defesa do Consumidor.
Verifique o seu aparelho.

A DECO faz um alerta à população. O secador de cabelo da marca Hoffen HD-9135, vendido nas lojas Pingo Doce, chumbou no teste de segurança realizado pela associação de defesa do consumidor. A DECO refere ainda que já contactou a ASAE e os fabricantes para retirarem os restantes produtos do mercado, mas apela aos consumidores que deixem de o utilizar.

Segundo revelaram os testes da DECO, o aparelho não cumpre as normas de segurança elétrica e não deveria estar à venda. No resumo dos testes realizados, a Defesa do Consumidor adianta que o produto “chumbou no teste de segurança elétrica que reduziu a velocidade do motor, de modo a diminuir o ar emitido pela ventoinha”, sublinhando que “o aparelho incendiou-se quando a temperatura no seu interior subiu”.

Por esta razão, a DECO diz que espera que “os fabricantes retirem das lojas os aparelhos com problemas”. “Os consumidores que têm os modelos perigosos em casa devem contactar o fabricante e pedir o reembolso ou a substituição do secador”, pode ler-se no alerta emitido.

 

Mais um para a lista.

As provas são realizadas num laboratório que possui acreditação para as realizar e os testes de segurança implicam não só a utilização normal como também a anormal, ou seja, quando algum fator externo ou avaria afeta o funcionamento correto do aparelho. Em setembro, a DECO já havia feito uma lista com outros cinco produtos com problemas. São eles: AEG HT 5580; QIlive Q.5214 (896100); ROWENTA CV 5062FO PowerLine Elite; TAURUS 900.381 Alize Evolution 2200 e TRISTAR HD-2402PR.