Beleza

Como manter um cabelo loiro perfeito (mesmo com contacto direto do sol)

Diga adeus aos tons amarelo torrado e laranja que insistem em aparecer nos seus lindos cabelos e lembre-se de lavar sempre o cabelo depois de ir à praia ou à piscina.

Karlie Kloss surge sempre com um tom de cabelo impecável

Não adianta viver com a ideia de que um loiro perfeito se consegue com uma ou duas horas passadas no cabeleireiro. Quem não teve a sorte de nascer tão loira como Emma Stone (aquele ruivo bonito é pintado) e quer alcançar um tom natural é preciso ter noção de que vai passar por um processo moroso que, quando mal feito, dá sempre o ar de que acabou de mergulhar o cabelo na sopa de cenoura. 

No entanto, nada como apostar num bom hair stylist e, a partir daí, seguir todos os conselhos que são dados para manter uns fios capilares brilhantes e hidratados, capazes de fazer inveja à bela (e loiraça) Karlie Kloss. Foi para se sentir assim (até no verão, quando está mais exposta ao sol) que falámos com Olga Ferreira-Hilário do Slash Creative Hair Studio. A art diretor deu-nos as dicas certas para ser a próxima blonde-hair-queen.

Até as pessoas com o tom de cabelo mais escuro conseguem ter um loiro natural?

Olga garante que sim, mas as bases escuras “têm uma manutenção mais complicada”. Enquanto que quem tem cabelo castanho consegue, muitas vezes, chegar a tons mais claros sem descoloração, o mesmo não acontece com os cabelos pretos, em que a descoloração é precisa.

No verão, com o cabelo exposto ao sol, quais são as melhores dicas para se conseguir manter uma cor perfeita?

A art diretor considera que “o uso de produtos protetores é essencial” — “o meu preferido é o Aqua Seal da Kérastase. É aplicado em cabelo seco e protege realmente o cabelo da água do mar e piscina e também dos raios UV”, confidencia à NiT. Além disso, as máscaras de proteção solar, quando aplicadas várias vezes ao dia, também ajudam a manter o loiro. Outro passo obrigatório para a manutenção é passar sempre o cabelo por água doce depois de uma ida à praia ou à piscina.

Quais são os erros que não se pode mesmo cometer e que, ao fazê-los, o cabelo tende a mudar a cor?

Não lavar o cabelo depois de um dia de praia ou piscina é um grande erro. Além disso, “ao usarem produtos que têm uma base amarelada, as pessoas têm tendência a ficar com o cabelo mais amarelo.” Lavar o cabelo todos os dias também não é uma boa prática, já que os fios capilares ficam mais secos.

A nível de produtos, quais são os que a art diretor sugere?

“Muito óleo de coco, que deve ser aplicado antes de dormir (e só lavar o cabelo de manhã). Há outros três produtos muito bons: o Silver Shampoo (nunca usar como champô, aplicar antes em cabelo seco e esperar dez minutos), as máscaras violetas (existem para tons frios e quentes da Redken) e protetor de calor — sempre.”

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo