NiTfm live

Beleza

Bratzchallenge: uma maquilhadora transformou-nos numa boneca Bratz

A repórter da NiT respondeu ao novo desafio viral do Instagram. O resultado é surpreendente.
Um dia de boneca.

Escreva “#BratzChallenge” no Instagram e prepare-se para ser surpreendido. Esta é a última tendência de beleza da rede social, que depressa se tornou viral. O desafio, proposto pelo perfil oficial das bonecas Bratz no Instagram a 22 de janeiro, incentiva os fãs a recriarem as maquilhagens e o estilo das bonecas mais cool dos anos 2000. Para tornar tudo mais divertido, sugere que partilhem o resultado final na Internet.

Em três semanas, mais de 75 mil pessoas participaram na sessão nostálgica de make up e publicaram nas redes sociais fotos como se fossem uma boneca de boca e olhos grandes. Mas atenção: este desafio não é feito para amadores — e a NiT é prova disso, mas já lá vamos.

Ao analisarmos dezenas de imagens chegámos a várias conclusões. Regra 1: para se transformar numa boneca Bratz é preciso ter habilidade e saber usar muito bem os pincéis. Regra número 2: uma boa noção de proporçãoé fundamental.

No geral, as pessoas levaram o desafio muito a sério. Algumas realçaram as próprias características físicas e ficaram idênticas à boneca sem grande esforço. Outras usaram maquilhagem carregada (e, se calhar, alguns filtros de imagem) para se transformarem em verdadeiros desenhos animados. Sim, chega a ser assustador.

De forma geral, os fãs abusaram das sombras coloridas, dos batons fortes, gloss, delineador e pestanas postiças para ficarem iguais às bonecas de plástico. Alguns construíram um look completo com roupas e acessórios.

Além dos olhos, as Bratz têm outra característica marcante: os lábios volumosos. O truque do contorno para dar volume à boca já é utilizado pelos criadores das bonecas desde o início, muito antes de ser a imagem de marca das Kardashians. 

Outro dos cosméticos mais utilizados foi o iluminador, que deu bastante brilho (por vezes até demais) à pele.

A NiT gosta de desafios, por isso pediu à cabeleireira e maquilhadora Joana Martinho, de 27 anos, para transformar a repórter Klara Duccini numa verdadeira Bratz. O momento foi registado passo a passo para que possa seguir as nossas dicas e, quem sabe, ser uma Bratz durante um dia.