NiTfm live

Beleza

Balayage: tudo sobre a tendência de cabelos que está a viciar as influencers

A NiT falou com a hair stylist Cláudia Palma, que explicou todos os segredos sobre o tom que está a dar que falar.
Imagem ilustrativa.

O Instagram funciona como um verdadeiro catálogo de moda. As influencers partilham os looks diários, identificam as marcas e segue-se a loucura: toda a gente quer comprar propostas iguais. O mesmo acontece com os cortes e tons de cabelo. Basta as maiores it girls surgirem com um penteado novo, que as seguidoras querem rapidamente copiar.

Nos últimos tempos, há uma tendência de beleza que se tem destacado: a balayage. Para ter uma noção, só a hashtag “#balayage” já conta com mais de 21 milhões de citações. Perante a loucura, a NiT falou com a hair stylist Cláudia Palma — que tem um salão em Setúbal — sobre esta nova moda.

View this post on Instagram

✨Com amor tudo se torna mais fácil e mais bonito✨Antes e depois🤗 #claudiapalmahairstylist #somoscotril #balayage #balayages #balayagesalon #balayagehighlights #balayaged #balayagehighlight #balayageartist

A post shared by Cláudia Palma – Hairstylist🇵🇹 (@cphairstylist) on

A balayage é uma técnica de aclaramento em determinadas zonas do cabelo, que preza o crescimento natural (da raiz) e a naturalidade, evitando marcas e mudanças drásticas do tom base do cabelo. Visivelmente o meio e as pontas ficam mais claras que o crescimento e o contorno do rosto é evidenciado”, conta à NiT esta cabeleireira, de 33 anos.

E será que está tendência pode ser feita em todos os cabelos? “É feita preferencialmente em cabelo naturais. Não aconselho esta técnica em cabelos quimicamente danificados com alisamento e com coloração muito escura. No entanto, no meu caso, todos os cabelos são sujeitos a um diagnóstico e a uma madeixa teste e só depois dessa avaliação posso decidir se avanço com o processo”, explica.

A balayage é uma técnica tão específica, que as clientes devem ir com tempo ao cabeleireiro. “Quem vai fazer as balayages não pode ir com tempo contado. O trabalho tanto pode demorar três como sete horas. Tudo depende de cada cabelo, tendo em conta que não utilizo fontes de calor para acelerar o processo de aclaramento”, esclarece a hair stylist que tem várias formações como master colorist, master highlights, visagismo e técnica de loiros.

Para tudo ficar perfeito é preciso seguirem-se várias etapas. “Começo com a técnica de aclaramento, depois sigo com o esfumado e a matização. Após realização de toda a técnica efetuo um tratamento de reestruturação e nutrição para repor todos os nutrientes necessários ao cabelo, finalizando com o styling ao gosto da cliente.”

É, também, um trabalho que precisa de manutenção. “Aconselho a fazer uma matização para repor a cor entre um mês e meio a dois meses após fazer as balayages”, sugere Cláudia.

Em casa, contudo, também cuidados especiais a ter: “Antes da cliente pensar em fazer um investimento em qualquer trabalho técnico é importante ter a consciência que é fundamental tratar do cabelo em casa, tanto para cuidar da sua saúde como para ter uma maior durabilidade do trabalho. Um champô e uma máscara profissional adequada à necessidade do cabelo e do couro cabeludo é obrigatório, assim como um bom protetor térmico para proteger das fontes de calor (secador e prancha).”