NiTfm live

Beleza

A melhor forma de tirar o verniz de gel das unhas em casa

A maioria das mulheres está com essa dúvida. A NiT falou com uma profissional da área e explica-lhe o que fazer.

Milhares de mulheres não vivem sem, pelo menos uma vez por mês arranjarem as unhas. Afinal, não há dúvida de que todas adoram ter as mãos arranjadas, a combinar com um look seja ele mais clássico ou descontraído.

Acontece que, com a pandemia de Covid-19 que se instalou no nosso País — e depois de o governo ter decretado estado de emergência até pelo menos 2 de abril — todas as lojas e salões onde é possível fazer unhas de gel, gelinho, ou acrílico foram obrigadas a fechar.

A dúvida que se impõe: será que conseguimos tirar o verniz em casa, visto que não temos equipamento para fazê-lo? Parece que há solução. A NiT falou com Alba Rodrigues, do estúdio Beyou Nails & Beauty, que nos tirou todas as dúvidas.

“O verniz gel e o acrílico conseguimos tirar em casa. Basta mergulhar algodão em acetona e envolver na unha. Depois, tapa-se com pratas durante cerca de 20 minutos. O produto acaba por amolecer e o que resta tira-se facilmente com uma lima. É preciso ter paciência, mas conseguimos”, explica.

No entanto, “o acrílico vai precisar de mais tempo em contacto com a acetona do que o verniz gel.” Já se o que tem nas unhas é gel, tudo se torna mais complicado. “Ele não se desfaz com acetona. A solução é mesmo ir limando”.

Embora todo este processo seja possível sem equipamento próprio, Alba Rodrigues deixa o alerta: “O recurso à acetona não é de todo o mais recomendável, porque agride muito a nossa pele e a unha natural. Afinal, ficamos em contacto com o produto no mínimo 20 minutos. Mas tendo em conta tudo o que se está a passar, é a solução para retirar o produto em casa.”

A nails artist refere ainda que a hidratação das mãos nesta altura é mais importa do que nunca. “O facto de estarmos constantemente a lavar e a desinfetar, faz com que a nossa pele fique muito seca. A solução é hidratar à noite, visto que durante o dia não vale a pena. Para as mulheres que levam muito as mãos a boca, a zona da cutícula tem tendência a inflamar. Sugiro o Bepanthene Plus, pois ajuda a curar a inflamação”.