O eterno perfume favorito de Marilyn Monroe é a fragrância mais famosa do mundo. Chanel N.º5 foi o primeiro perfume com o nome do estilista que o criou — neste caso, a famosa Coco Chanel — que, desde 1959, está incorporado na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
O mundo conhece a loucura coletiva em torno do Nº. 5, mas poucas pessoas conhecem a história improvável deste perfume. Para que não fique sem assunto da próxima vez que andar de elevador, decore estas cinco curiosidades — é bem provável que alguém ao seu lado o esteja a usar.
1. Foi inspirado por mulheres
Depois de ter a ideia de criar o perfume para a sua marca de roupa durante uma reunião com amigos em Monte Carlo, Chanel contactou o mestre de perfumaria Ernest Beaux. A estilista francesa queria que a fragrância fosse única e que “transparecesse o seu estilo e personalidade”. Mais do que isso, o seu objetivo era refletir a sensualidade e complexidade da mulher moderna. Resultado: um aroma floral e sedutor, como nenhum outro perfume no mercado tinha.
2. O significado do número cinco
Diz-se que Chanel escolheu a quinta amostra que Beaux lhe apresentou, levando a que o perfume se chamasse N.º5. O nome numérico e o frasco minimalista fez com que fosse reconhecível por mulheres de todo o mundo.
3. A riqueza dos ingredientes
O gosto de Chanel por produtos de excelência é refletido no vasto número de propriedades usadas para fazer a fragrância. Foi preciso uma tonelada de flores para produzir 1,5 quilos de essência. O perfume tem ylang-ylang colhida do Madagáscar e de Maiote; Rosa de Maio, que só floresce durante três semanas todos os anos; e Jasmim de Grasse — o ingrediente bruto mais luxuoso do mundo.
4. Tem uma ligação íntima à história do século XX
O perfume está ligado a vários momentos emblemáticos do século passado. Marilyn Monroe disse que usava apenas algumas gotas de Chanel N.º5 na cama. Andy Warhol pintou um quadro com a embalagem. Depois de Paris se libertar da invasão nazi na Segunda Guerra Mundial, milhares de soldados americanos fizeram filas para comprar o perfume para levar às mulheres.
5. Elevou a fasquia nos anúncios de perfumes da época
Em 1969, Richard Avedon filmou o primeiro anúncio publicitário com guião do perfume em Nove Iorque. Apesar de ter apenas alguns segundos, foi o anúncio mais caro da altura. Em 2004, a marca voltou a bater recordes com anúncios de televisão. Desta vez, uma publicidade com Nicole Kidman e Rodrigo Santoro custou 28 milhões de euros.
Várias edições e 15 anos depois do último perfume — “Chance” —, vai ser lançado outra fragrância da mesma marca: “Grabrielle”, com 50 mililitros (97€) e 100 mililitros (137€).