Clark Gable, Paul Newman ou até Tom Selleck, com os seus ilustres bigodes, poderiam facilmente aderir ao Movember.
O movimento, que terá lugar este mês em várias barbearias,
quer convencer os homens portugueses a não fazerem a barba durante 30 dias. No final do mês, 1€ do corte é revertido para a ONG Movember Foundation — o objetivo é alertar a população masculina para a a importância das consultas médicas de rotina de prevenção de diagnósticos como o cancro da próstata.
Purista, Barberhood, Figaro’s, Belarmino, Fonseca e Barbearia Porto são as barbearias que vão aderir ao movimento e que irão receber os clientes no final do mês para fazer o corte. Além de perderem a orgulhosa pilosidade facial, os clientes vão poder provar uma nova bebida que chegou agora ao mercado, a Jameson Caskmates, que resulta de um cruzamento entre whisky e cerveja artesanal.
Além disto, a marca de bebidas tem também uma campanha a decorrer na página de Facebook que incentiva a partilha de um vídeo criado para o Movember. Por cada partilha, a Jameson doará 50 cêntimos à organização.
A fundação Movember (que junta a palavra “moustache”, que significa bigode, e “November” de novembro) é americana, existe desde 2003, e pretende alertar os homens para a sua saúde e para a importância de fazerem consultas de rotina e análises periódicas. Hoje, o movimento já chegou a mais de 20 países.