NiTfm live

Beleza

“Não lavei o cabelo com champô durante duas semanas”

Aparentemente o champô faz mal ao cabelo e ao couro cabeludo. A repórter da NiT experimentou o “No Poo Method” e só usou água e condicionador.
Foto de: The Pink Lemonade

Ouvi falar do No Poo Method através de várias beauty bloggers que publicam os vídeos no YouTube e fiquei fascinada com os resultados que elas mostravam. Este método polémico — mas que se está a tornar numa tendência — parte de uma premissa simples: não utilizar champô quando lavamos o cabelo, apenas água e uma máscara ou condicionador. Porquê? Porque a maioria dos champôs contêm químicos agressivos que encontramos nos produtos para lavar a loiça (são mesmo quase todos – só aqueles naturais das ervanárias é que não). Eles são ótimos para panelas e tachos porque limpam a gordura eficazmente, mas péssimos para a saúde. O cabelo precisa de preservar os óleos naturais que o protegem o couro cabeludo. Removê-los priva o cabelo da gordura e dos aminoácidos de que ele precisa tornando-o seco e baço.

A lógica, explicada pela popular blogger canadianaFarah Dhukai, é que quanto mais espuma o nosso champô faz, pior ele é para o nosso couro cabeludo. “Nunca notou que as marcas mais baratas de cabelo são as que fazem mais espuma quando se lava? Normalmente são também as piores” diz Farah. Convenceu-me — mas mais pelas fotos que publica do que pelos argumentos teóricos. Ela tem um cabelo lindo, com um ar muito saudável e brilhante. Tudo isto sem usar usar qualquer champô há mais de três meses.

Existem alternativas para limpar o cabelo, como o sumo de limão e o vinagre de maçã que são sugeridos por várias bloggers. A máscara ou condicionador cumprem a função de hidratar e nutrir os fios.

Duas semanas depois, a minha experiência com o No Poo Method foi boa, mas não espetacular. O meu cabelo, por norma, não é nada oleoso. Até pelo contrário, ele é bastante seco – uma das razões que me levou a pensar que esta loucura poderia resultar comigo. Nunca gostei de lavar o cabelo todos os dias, a minha cabeleireira sempre me disse que isso faz mal. Quanto mais lavamos o cabelo mais ele fica “viciado” e precisa de ser lavado. Por norma, lavo o cabelo dia sim dia não, mas admito que se ele ficar até dois dias sem lavar não fica oleoso. Seja como for, o melhor é explicar como tudo aconteceu em cada uma das semanas..

A primeira semana foi estranha

Tinha medo de ficar com o cabelo mal lavado e com um aspeto sujo. Mas a verdade é que a água cumpriu bem a função – confesso que passei bastante tempo a esfregar o meu cabelo e couro cabeludo a seco, só com água, para me assegurar de que ele ficava lavado decentemente. Depois aplicava uma máscara hidratante e fazia a minha rotina normal: secava o cabelo e ainda aplicava um sérum reparador nas pontas.

O que notei imediatamente foi que o cabelo ficava oleoso muito mais depressa. Mas isso é normal. A lógica do No Poo Method é deixarmos os nossos óleos naturais atuarem como hidratantes dos fios e do couro cabeludo. Estes óleos são eliminados com os champôs que diminuem a natural produção da oleosidade capilar. Por isso, apesar de feio e inconveniente, se ficou com o cabelo oleoso quer dizer que o método está a resultar e o seu cabelo vai ficar mais saudável. Depois de um tempo com a experiência, a oleosidade começa a não ser tao recorrente e o cabelo “habitua-se”.

Outro inconveniente do No Poo Method são os comentários exclamatórios das pessoas, que ficam surpreendidas por lavar o cabelo sem champô. “O quê? Estás sem lavar o cabelo há quanto tempo?” Isto é bullying. Eu lavo o cabelo, só não estou a usar champô. Ele ainda cheira bem, está mais saudável. E não, não tenho moscas ou abutres a rondarem-me a cabeça.

Passando para os resultados físicos, as mudanças, ainda que subtis, foram satisfatórias: ao fim de alguns dias, o meu cabelo estava com as pontas menos rebeldes e mais seladas e, no geral, com um aspeto menos “estragado”.

Na segunda semana começaram a aparecer os resultados

Ainda que muito discretos, os primeiros resultados começaram a aparecer. O cabelo manteve-se como nos últimos dias da primeira semana: mais domado e com as pontas mais seladas.

Também já não achei tão estranho o facto de não lavar o cabelo com champô. Para ser sincera, poupa muito trabalho e tempo, e eu facilmente me habituo a tudo o que exija pouco esforço. O cabelo nunca ficou com um aspeto sujo ou com mau cheiro. As pessoas que não sabiam que estava a ser cobaia desta experiência não repararam que eu não usava champô há mais de uma semana.

Para ter resultados mais dramáticos, como os de Farah, devia prolongar a experiência durante mais um mês. Ainda assim, noto que o cabelo está mais hidratado e saudável. Mas admito que já estava ansiosa e a contar os dias para lavar o cabelo como as pessoas “normais”.

No final da experiência sinto o meu cabelo mais natural, com mais brilho e força. Não é nada de significativo, mas é o suficiente para me convencer. Vou continuar com o No Poo Method? Acho que não, mas vou reduzir a quantidade de vezes que uso champô. Seguirei uma espécie de Menos Poo Method.