NiTfm live

Moda

16 coisas incríveis que muito provavelmente não sabe sobre a Primark

Começou com uma pequena loja na Irlanda chamada Penneys e hoje é número 1 de vendas em Portugal. Conheça a história incrível de uma das maiores cadeias do mundo.

O nome Arthur Ryan diz-lhe alguma coisa? Este senhor é o fundador da cadeia irlandesa que começou a sua história com uma pequena loja em Dublin chamada Penneys. Arthur já não faz parte da direção da marca e, na verdade, pouco se sabe sobre ele. Isto porque nunca dá entrevistas e anda sempre com guarda costas atrás (nós explicamos-lhe porquê mais à frente).

Hoje, a Primark é um império que, aos poucos, está a destronar as maiores lojas de roupa do mundo. Sabe-se que o grupo Inditex é um verdadeiro monstro de vendas a nível mundial mas, este mês, foram revelados alguns dados sobre Portugal que não são os mais entusiasmantes para o grupo espanhol.

Apesar de a Inditex continuar a ser líder em Portugal (isto porque tem várias lojas a operar como a Bershka, Pull & Bear, Oysho, Stradivarius, Zara ou Zara Home), a Primark é agora a número 1 de vendas em Portugal. Segundo a Kantar Worldpanel, especialista mundial no comportamento do consumidor,” o facto que mais penalizou a Zara foi a redução da frequência de compra”. Ao contrário da Primark que registou uma maior percentagem de clientes repetidores.

Em entrevista ao jornal “Público”, Breege O’Donoghue, membro do conselho de administração da Primark, diz: “Somos um negócio de grandes volumes e este é um dos motivos pelos quais podemos ter estes preços. No ano passado vendemos 405 milhões de pares de meias e mais de 260 milhões de T-shirts”.

O fenómeno Primark está, também, rodeado de escândalos que não conseguem ser apagados nem esquecidos. São constantes as acusações de más condições de trabalho e recentemente tornou-se viral a história de que alguns trabalhadores escondem bilhetes com mensagens a pedir ajuda dentro das roupas que confecionam. Verdades ou mitos? Não se sabe ao certo.

Ainda assim, a marca irlandesa tem algumas responsabilidades sociais. Por exemplo, quando abre uma loja faz uma doação para uma organização local. Mas ainda há mais.

Para conhecer 16 factos que contam a história da marca, carregue na imagem acima.