NiTfm live

na cidade

Viana do Castelo e Peniche são duas das melhores cidades costeiras da Europa

A escolha partiu do jornal britânico "The Guardian" que elogia as praias, a gastronomia com muito peixe fresco e até a forma como os estilos arquitetónicos se misturam.

Peniche tem das melhores praias.

Praias selvagens e ondas ideais para fazer desportos aquáticos como surf ou windsurf, peixe fresco em tasquinhas onde se come bem melhor do que em restaurantes de luxo e estilos arquitetónicos que se misturam numa só cidade — e às vezes até numa freguesia. São estes os motivos que leva o “The Guardian” a escolher Peniche e Viana do Castelo como duas das 12 melhores cidades costeiras do sul da Europa. 

“Ilhas pacatas, portos venezianos, peixe sumptuoso e areias douradas, estas cidades à beira-mar em França, Espanha, Itália, Croácia, Grécia e Portugal estão carregadas de espírito de verão”, é assim que o jornal britânico começa o seu texto onde elege as melhores cidades costeiras. 

Viana do Castelo e Peniche surgem ao lado de cidades como Sanremo em Itália, Sanlúcar de Barrameda em Espanha, Volos, na Grécia e Zadar, na Croácia. 

“Na foz do rio Lima, na costa do Atlântico, Viana do Castelo é uma cidade particularmente bonita, aos pés da montanha que tem no cimo o Santuário de Santa Luzia”, escreve o jornal em relação à cidade no norte do País. “Há praias selvagens em abundância: mais a sul do rio fica a Praia do Cabedelo, um areal sem fim com dunas e floresta, ideal para surf e windsurf.”

O “The Guardian” elogia também o porto, as praias e penhascos com grutas de Peniche, que fica a apenas 100 quilómetros da capital. 

“Os surfistas juntam-se aqui ao longo do ano porque, se não há ondas de um lado, é muito provável que haja do outro”, escreve Edwina Pitcher sobre a cidade. “A praia mais famosa é a Praia de Supertubos, que tem das melhores ondas de surf do mundo. Há também esconderijos para descobrir na Praia do Baleal e a Praia da Almagreira tem dunas incríveis”, conclui Pitcher, que recomenda a viagem de barco de 12 quilómetros que separa a costa de Peniche da ilha selvagem da Berlenga Grande.

Recorde o artigo da NiT com todas as novidades que chegaram recentemente a Peniche.