NiTfm live

viagens

Veja as imagens do primeiro voo do mundo com quatro aviões comerciais em linha

Foi um marco da aviação mundial e envolveu mais de 11 aviões. Foi também a primeira vez que tantos aparelhos, de vários tipos, voaram juntos e em formação.

Um momento único.

O motivo foi a celebração do Dia Nacional dos Emirados Árabes Unidos. O momento que o assinalou foi histórico para a aviação mundial. Este fim de semana, um voo de formação reuniu pela primeira vez quatro aviões comerciais em linha, numa arriscada formação que teve um resultado épico.

A exibição aérea contou, no total, com 11 aviões: os quatro aparelhos comerciais das várias companhias nacionais (Emirates, Etihad, Air Arabia e flydubai) e ainda sete jatos, da Al Fursan. Todos os aviões comerciais na formação foram personalizados e esta foi, também, a primeira vez que aconteceu a combinação única de diversos tipos de aviões a voar em formação.

A formação aérea, cuidadosamente coreografada, para os voos seguirem em degraus, começou às 13 horas deste domingo 2 de dezembro, hora local, quando a primeira aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Dubai, no centro de Maktoum.

A primeira companhia a voar foi a flydubai, seguida de perto pela Air Arabia. Depois veio o Airbus A380 de dois andares da Etihad, e o A380 da Emirates, o avião que voou mais alto, para dar espaço aos sete jatos.

Todos os pilotos tiveram de passar por rigorosos exercícios de simulação de voo e, a 8 de novembro, já tinha havido um voo de ensaio. Veja as imagens do momento, no vídeo da Emirates.