NiTfm live

Viagens

Tirar uma selfie com um quokka é a tendência mais fofinha do Instagram

O pequeno animal vive na Austrália e adora posar para as fotografias dos turistas.
But first, let me take a selfie.

O rei das selfies na Austrália é um marsupial do tamanho de um ursinho de peluche. Chama-se quokka e é encontrado no sudoeste daquele país, mais precisamente na ilha de Rottnest — ao largo da costa de Perth. A espécie luta contra a extinção no continente, mas graças ao sucesso na Internet tem atraído mais turistas para a ilha e chamado a atenção para a sua preservação.

Desde que as suas fotos se tornaram virais, o animal passou a ser considerado o mais feliz do mundo: o formato da boca faz com que pareça que está sempre a sorrir. Além disso, como é super dócil, é possível chegar bem perto de um quokka sem que ele se assuste e corra para longe.

O primeiro registo da espécie é de 1658, quando os exploradores holandeses o confundiram com um rato gigante. Este pormenor histórico deu até origem ao nome da ilha Rottnest, que significa ninho de rato. 

Um estudo publicado em 2016 na revista italiana “Hystrix” revelou que os quokkas que têm contacto com os turistas estão a viver em condições significativamente melhores em comparação com os que que vivem em habitats menos perturbados — como bosques, dunas ou matas.

“Eles deveriam ser noturnos, mas alteraram os seus padrões de atividade para que ficassem acordados durante o dia, visitassem os turistas e buscassem a comida própria”, disse a bióloga Veronica Phillips, autora do artigo científico, à revista “National Geographic“.

Os restos de comida e as folhas que os turistas oferecem são uma espécie de buffet para os roedores e ajudam-nos a sobreviver durante os meses mais secos do verão.

Em troca de alimento, os visitantes da ilha de Rottnest levam para casa um álbum cheio de fotos fofinhas e capazes de render centenas de gostos. A hashtag #Quokka no Instagram tem mais de 138 mil publicações.

Em março, a super estrela Chris Hemsworth passou as férias no seu país natal e fez questão de registar o encontro com o famoso quokka.

“Consegui tirar a minha primeira selfie esta semana, na ilha de Rottnest. Estas pequenas épicas criaturas estão por toda a ilha, fazendo as suas coisas durante o dia inteiro. Vá lá e confira”, escreveu o ator em seu perfil no Instagram.

O tenista suíço Roger Federer também publicou uma fotografia com o adorável quokka.