NiTfm live

Viagens

Táxis voadores poderão ser a solução para o trânsito nos Jogos Olímpicos de 2024

França está já a preparar a primeira praça de táxis deste género em Paris.
É um projeto ambicioso.

Paris recebe os Jogos Olímpicos de 26 de julho a 11 de agosto de 2024. O evento acarreta uma forte preparação logística e alguns problemas. Um deles é a mobilidade na cidade, que já recebe habitualmente um fluxo bastante elevado de visitantes e espera milhares de espectadores do evento.

A França quer, por isso, recorrer a uma solução inovadora. E a Airbus, a Aeroports de Paris e a autoridade parisiense para os transportes estão a estudar a possibilidade de montar uma rede de táxis voadores autónomos, avança o site “Sapo”.

O objetivo é ajudar no transporte dos visitantes entre o aeroporto Charles de Gaulle para o centro da cidade, aliviando assim os engarrafamentos. A descolagem dos táxis aéreos poderia acontecer de seis em seis minutos.

Já se está a planear a realização dos primeiros testes, ao mesmo tempo que se escolhe a zona de Paris para a construção de uma praça para estes veículos. A estrutura deverá estar pronta no próximo ano e meio.

Será ligada ao aeroporto através de um corredor aéreo que é atualmente utilizado por helicópteros. Se se concretizar, o projeto poderá ser um exemplo a seguir por outras capitais.