NiTfm live

viagens

Surf Camps: Roteiro de campos com alojamento em Portugal

"It's like the mafia. Once you're in, there's no getting out", disse uma vez o surfista Kelly Slater. Se nunca experimentou passar uma semana num surf camp, a praticar a modalidade e a viver toda a mística e comunidade, não sabe o que perde. A NiT ajuda-o a escolher.

Surflife Atlantic Riders Lodge, Algarve

O surf é um dos mais incríveis e completos desportos que a humanidade criou. Quem pratica sabe e entende que é muito mais do que um desporto, é uma maneira de estar e de ver a vida. É uma comunidade, uma comunhão com a natureza, para muitas pessoas é tão essencial como respirar. Para quem não faz surf, experimentar nem que seja uma vez é uma excelente maneira de abrir horizontes, conhecer melhor as suas capacidades físicas, de entender o desporto, de respeitar o oceano, de conhecer pessoas incrivelmente fixes.

Portugal é um país de surf e de surfistas, é conhecido como a Califórnia da Europa, mas a Califórnia é que poderia ser conhecida como o Portugal dos EUA. Pode orgulhar-se de ter, não só algumas das melhores praias do mundo para a prática, mas também das melhores e maiores ondas. Atrai surfistas de todos os pontos do planeta, acolhe os mais respeitados campeonatos e produz campeões em série.

E ainda tem conseguido, ao longo dos últimos anos, dar resposta a tudo isto e revelar uma crescente aposta e respeito pela modalidade enquanto desporto, prática, comunidade e até negócio e foco de turismo. Prova disso são as centenas de escolas, de norte a sul do País, e os surf camps, onde além de surfar pode conhecer e viver na pele tudo o que de fantástico a prática traz.

Se ainda não experimentou, acredite de quem já o fez: tirar uma semana de férias, passá-la num surf camp, alojado em instalações normalmente espetaculares, conhecer pessoas da Austrália ao Japão, ir à procura das melhores ondas numa carrinha, aprender e experimentar a fazer surf se ainda não o fez, ou simplesmente entrar na água e depois voltar ao alojamento e fazer fogueiras, tocar viola, ir jantar aos melhores locais ou fazer churrascadas, é das melhores experiências que vai ter.

No Tiny Whale pode dormir neste teepee.

Há diversas escolas de surf com acordos com alojamento, ou alojamentos para surfistas com acordos com escolas de surf, mas nos surf camps completos a experiência é, também ela, mais completa.

Com o tempo a querer melhorar, a NiT escolheu algumas das já dezenas de locais em Portugal que oferecem este tipo de pacotes, com preços a começar nos 140€ e rondar na sua maioria os 300€, e isto por uma semana, alojamento e aulas. São campos que já atraem pessoas de todo o mundo, muitas das quais a voltar religiosamente todos os anos, e a atravessar continentes para fazer o que nós conseguimos com uma simples viagem de carro.

“Apanhe uma onda e fica no topo do mundo”, já cantavam os Beach Boys. Carregue nas fotos para ver alguns dos melhores e mais populares surf camps com alojamento de Portugal: