NiTfm live

viagens

Suíça é o melhor país do mundo em 2018 — e Portugal não está no top 20

Relatório global dá vitória consecutiva à Suiça e põe Portugal no 24º lugar. Critérios vão desde a qualidade de vida à cultura e negócios.

A Suíça é novamente o melhor pais do Mundo em 2018, e Portugal também mantém o seu lugar na lista — mas é o 24º lugar.

O relatório de “melhor país do mundo em 2018”, compilado pelo World Report e US News e agora divulgado, avalia 80 países através de entrevistas a mais de 21 mil cidadãos, com vista a tentar descobrir qual o que reúne as melhores condições globais, com base em vários atributos ou categorias como influência cultural, qualidade de vida, património, empreendedorismo, aventura, cidadania, abertura para negócios, emigração e poder. 

A Suíça ganha sobretudo pela qualidade de vida, oportunidades de negócios e cidadania, e é seguida pelo Canadá, Alemanha, Reino Unido, Japão, Suécia, Austrália, Estados Unidos, França e Holanda.

Portugal surge no ranking atrás de países como Noruega, Irlanda e China, mas à frente de Hungria, Grécia, Brasil, Polónia, e República Checa.  Infelizmente o bom tempo não estava contemplado nas diretrizes de avaliação.

O relatório distingue ainda qual o melhor país do mundo para viver para as mulheres, e aqui vence a Dinamarca — Portugal está em vigésimo lugar. Nada bom.

O projeto Best Countries foi criado para ajudar cidadãos, líderes empresariais e responsáveis ​​políticos e turísticos a entender melhor como suas nações são percebidas à escala mundial.