NiTfm live

Viagens

A razão pela qual nunca deve carregar o telemóvel no aeroporto

Um especialista diz que aqueles postes de carregamento podem ser perigosos.
Um especialista sugere alternativas.

São vistos como uma das grandes maravilhas dos aeroportos modernos: um sítio sossegado onde é possível carregar o telemóvel de forma gratuita enquanto se espera pelo avião, porque é sempre útil e, muitas vezes, realmente necessário.

Só que também podem ser um grande problema. Em entrevista à revista “Forbes”, um especialista da IBM Security, Caleb Barlow, diz que os postos de carregamento nos aeroportos podem ser usados por piratas informáticos para instalar vírus em telemóveis ou descarregar informação de forma ilegal.

“Ligar o telemóvel a um cabo USB público é como encontrar uma escova de dentes na rua e decidir colocá-la na boca”, compara Barlow.

“Não fazes ideia onde é que aquilo esteve.” Em 2018, o setor dos transportes foi o segundo mais atacado neste tipo de casos em todo o mundo.

Como alternativa, o especialista sugere que os passageiros levem os próprios carregadores e que os liguem a uma tomada que estiver disponível — ou que usem uma bateria portátil, que permite o carregamento sem estar ligada à corrente elétrica.