Viajar é suposto ser das coisas mais divertidas e construtivas que fazemos, mas às vezes, infelizmente, não é bem assim. Com as férias a caminho, a maior rede social de consumidores do País está a alertar para a importância de fazer compras seguras e para os direitos dos consumidores quando algo não corre bem. Até porque as reclamações e os problemas não param de subir.
Até ao final do mês de maio, o Portal da Queixa registou um aumento de 78% do número de reclamações no setor do turismo, face ao período homólogo. As queixas são lideradas pelas companhias aéreas, com 572, um aumento para quase o dobro face ao ano passado.
Segundo o portal, a Orbest lidera o top 13 das principais companhias aéreas com maior número de reclamações, com uma subida de 225% face ao período homologo. Segue-se a Iberia com um aumento de 160%, a TAP com 125% e a Ryanair com mais 122% queixas face ao ano passado.
A Everjets, a Air Europa e a Sata Internacional baixaram o número de incidentes.
Os principais problemas apresentados pelos consumidores ao portal são relacionados com bagagem perdida ou danificada, atraso e cancelamento dos voos e reembolso do valor dos voos perdidos.
Entre as agências de viagens, também há queixas. No topo da tabela, está a Booking (subiu, neste período, de 16 casos no ano passado para 61 este ano), a Logitravel (de 15 para 23) e a Abreu (de 12 para 13). Por sua vez, a Edreams, a Interpass, a Soltour Viagens e a Govolo.pt registaram uma redução.
O alojamento surge como o principal motivo, sendo que, cerca de 69% dos casos refere-se a cancelamentos por parte do hotel ou alojamento, mesmo após pagamento da estadia, e o respetivo pedido de reembolso.
E para evitar problemas, o portal deixa algumas dicas:
1. Pesquise antes de comprar — consulte sempre opiniões ou reclamações nos portais disponíveis.
2. Tenha atenção aos alojamentos locais — arrendar uma casa para férias através de anúncios é cada vez mais comum mas o anúncio publicado pode não corresponder à realidade. Caso se depare com uma situação fraudulenta, pode pedir uma indeminização por danos recorrendo a um julgado de paz ou a um tribunal.
3. Cuidado com as bagagens em viagens de avião — bagagens perdidas, danificadas ou em atraso são um dos principais problemas associados a companhias, mas se acontecer tem direito a uma indeminização até 1.223 euros. Caso a bagagem chegue até si danificada, deve apresentar queixa à companhia aérea até sete dias e se o caso for de atraso na receção da bagagem tem até 21 dias para reclamar. Não se esqueça de guardar as cópias da reclamação.
4. Reclame voos atrasados ou cancelados — muitas vezes o atraso de um voo significa problemas para quem vai de férias, pelo que o consumidor tem direito a uma indeminização entre 125 e 600 euros, tendo em conta a distância do voo e a duração dos atrasos. Caso o seu voo seja cancelado, deve ser-lhe dada a opção de reembolso do preço total do bilhete, no prazo de sete dias, ou deve ser apresentada uma outra opção razoável. Poderá ter ainda direito a uma indeminização entre 250 a 600 euros, exceto se o atraso do voo for por causa maior.
5. Conheça os seus direitos — reclame sempre que se sentir lesado e se o problema for com uma agência, faça-o através da mesma.