NiTfm live

Viagens

Precisa de um visto para os Estados Unidos? Vai ter de mostrar as suas redes sociais

Também terá de facultar antigos endereços de email e números de telefone.
Há novos requisitos.

Se já achava que era difícil conseguir um visto para os Estados Unidos, saiba que a partir de agora há ainda mais requisitos. O Departamento de Estado norte-americano vai passar a exigir o nome de utilizador das redes sociais, assim como os números de telefone dos últimos cinco anos e endereços de email. Além disso, tem de dizer se tem algum familiar com ligações ao terrorismo.

Antes, estes três requisitos eram apenas exigidos em casos em que houvesse necessidades adicionais de verificação dos dados. A medida já se aplicava também a pessoas que tivessem viajado para zonas controladas por organizações terroristas.

Desta forma, o presidente norte-americano Donald Trump conseguirá reforçar o rastreio de potenciais imigrantes ou visitantes.

“Estamos constantemente a trabalhar com o objetivo de encontrar mecanismos que melhorem a forma de proteger os cidadãos norte-americanos”, explica o Departamento de Estado, citado pelo jornal britânico “The Sun“.

A nova medida, proposta em março de 2018, pode vir a ter impacto nas cerca de 15 milhões de pessoas que todos os anos tentam ter um visto para entrar nos Estados Unidos — mesmo que seja apenas em negócios ou para estudar.