Dizem que não há pontualidade como a britânica. Não sabemos se eles são os melhores do mundo ou não (neste ranking não são, mas já lá vamos), mas sinceramente nunca ninguém elogiou os portugueses pela sua capacidade de chegarem a horas. Parece que isto se reflete no estudo divulgado pela Global Airlines, da OAG, consultoria especializada em aviação.
Em setembro, as companhias aéreas e aeroportos portugueses registaram dos piores resultados do mundo ao nível da pontualidade. Ora vejamos: de um total de 156 companhias aéreas analisadas, a TAP ficou em 141.º lugar. A Azores Airlines foi ainda pior, na 150.ª posição. Segundo estes números, a TAP teve 62,5% dos seus voos a chegarem até 15 minutos depois da hora prevista. No caso da Azores Airlines a percentagem fica nos 55,9%.
Quanto aos aeroportos, o ranking analisou 1.196. O aeroporto de Lisboa ficou em 1.151.º, o de Faro em 1.123.º e o do Porto em 1.121.º.
Então e quem é que ganha ao nível da pontualidade? O Top 4 é ocupado por companhias aéreas norte-americanas. São elas: Delta Air Lines (1.º lugar); United Airlines (2.º); Southwest Airlines (3.º); American Airlines (4.º); e a Ryanair (5.º).
Veja o ranking completo no site da OAG.