NiTfm live

Viagens

Poluição na China diminuiu drasticamente por causa do coronavírus

Trata-se da primeira vez que se assiste a uma queda desta dimensão numa área tão grande devido a um único evento específico.
Problemas de poluição reduziram na China

O covid-19, mais conhecido por coronavírus, começou na China em dezembro de 2019 e desde aí tem vindo a alastrar-se por todo o mundo causando já mais de três mil mortes e perto de 89 mil infetados. Apesar disso, parece haver um lado ironicamente positivo no fenómeno global, a acontecer na China.

Imagens de satélite revelam que as emissões de dióxido de nitrogénio desceram drasticamente entre 1 de janeiro e 25 de fevereiro. Este é um gás emitido maioritariamente por carros, camiões e fábricas e por isso esta redução pode ser explicada pelo facto de muitas indústrias terem suspendido os trabalhos, assim como muitas cidades reduziram a circulação de pessoas.

“Esta é a primeira vez que vejo uma queda tão dramática numa área tão grande por um evento específico”, afirmou Fei Liu, investigador da NASA para a qualidade do ar, citado pela “Science Alert”.

Apesar de ser normal haver alguma redução destes valores em janeiro, devido às paragens do ano novo lunar, desta vez a situação manteve-se mesmo depois do fim das festividades. E os valores do dióxido de nitrogénio não são os únicos a baixar. O consumo de carvão desceu para valores de há quatro anos e os voos internos diminuíram 70%, o que são também boas notícias para o ambiente.

Dados de janeiro e fevereiro

Isso pode chegar a reduzir as emissões de dióxido de carbono do país para cerca de 25% nas últimas semanas, no entanto, não chega. A poluição nas cidades não reduziu tanto como o necessário e em meados de fevereiro continuava a apresentar valores dez vezes superiores aos máximos recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

Em comparação com 2019, os níveis de dióxido de nitrogénio estão agora mais baixos, mas isso não se deve apenas às restrições provocadas pelo coronavírus, é um resultado também de políticas ambientais impostas. Ainda assim, esta doença deu uma boa ajuda na diminuição da poluição nesta zona do planeta.