NiTfm live

viagens

Pode pescar, fazer piqueniques e alugar bicicletas no novo parque de Nova Iorque

São 165 hectares de espaço verde agora abertos ao público. Insere-se no projeto Vital Brooklyn Initiative.
São mais de 165 hectares de espaço verde.

Shirley Chisholm nasceu em Brooklyn, Nova Iorque (EUA), em 1924. Em 1968 tornou-se a primeira mulher negra a ser eleita para o Congresso dos Estados Unidos e, em 1972, a primeira afro-americana a candidatar-se à presidência do país — além de ser a primeira mulher pelo partido democrata. Em 2019, Shirley dá nome ao novo parque público da cidade de Nova Iorque, com um terreno que ocupa quase 165 hectares.

A primeira fase do parque Shirley Chisholm, no bairro de Brooklyn, já está concluída e foi inaugurada pelo governador da cidade, Andrew Cuomo, que impulsionou o projeto através do Vital Brooklyn Initiative, um programa que pretende colmatar as disparidades sociais e económicas da área.

O investimento de 20 milhões de dólares (17, 84 milhões de euros) do fundo garantiu as instalações do novo espaço público. Há 16 quilómetros preenchidos com trilhos para fazer caminhadas e andar de bicicleta; parques infantis para os miúdos; jardins comunitários; uma vista para a Jamaica Bay; centros recreativos; um cais para fazer piqueniques junto à água e também áreas delimitadas para a pesca. 

Entre as ofertas mais interessantes está uma “biblioteca de bicicletas”, instalada em parceria com a empresa Bike New York, que permite aos utentes alugarem uma bicicleta por tempo limitado. O objetivo é dar a todas as pessoas acesso às atividades do parque — mesmo aquelas que não tenham nenhum veículo de duas rodas em casa.

Para ir ao Shirley Chisholm, tem de respeitar algumas regras: não pode levar animais de estimação, não pode fumar, não pode alimentar os pássaros nem os peixes e não pode atiçar fogos.

O parque insere-se num antigo descampado onde foram plantadas mais de 35 mil árvores de vários tipos, bem como diversas plantas e extensos relvados que atraíram agora diferentes espécies de aves e animais. Esta é também uma das zonas mais altas da cidade de Nova Iorque: os 39 metros acima do nível do mar garantem uma vista panorâmica sobre Manhattan, com o Empire State Building em grande destaque.

O Vital Brooklyn Initiative pretende introduzir ou melhorar 34 espaços públicos em Brooklyn, incluindo jardins comunitários, parques infantis e centros recreativos. A ideia é que todos os residentes se encontrem a uma distância de dez minutos de um espaço verde.

Numa segunda fase vão ser introduzidos no novo parque centros educativos pop up e pátios em zonas amplas, com espaço para performances e grandes grupos de pessoas. Esta parte do projeto deverá ser inaugurada em 2021.