NiTfm live

Viagens

Sabia que pode visitar a verdadeira Downton Abbey — e até jantar lá dentro?

Cada experiência é personalizada para que os visitantes possam reviver as cenas favoritas. Um sonho para os fãs da série.
Pode sentir-se parte da série.

O mundo ficou órfão de série em 2015 quando “Downton Abbey” chegou ao fim, depois de seis temporadas empolgantes em que acompanhámos a incrível saga da família Crawley e dos seus funcionários numa casa de campo, na Inglaterra do início do século XX.

Dois anos depois, em meados de 2017, foi anunciado que iria haver um filme inspirado em “Downton Abbey” — e começou então uma longa espera para os fãs.

A data de estreia nos cinemas foi entretanto revelada (19 de setembro em Portugal) mas, para quem não pode aguentar mais, surgiu algo bem melhor: uma oportunidade de conhecer a casa da série e até reviver cenas dela, de forma imersiva. Isso mesmo: visitar e até jantar no castelo onde foram gravadas grande parte das cenas exteriores e interiores da produção.

Antecipando o lançamento do filme, foi lançado um novo pacote de visitas chamado “‘Downton Abbey’ Tour & Dinner At Highclere Castle”. Segundo divulgou a “Lonely Planet“, esta é uma maravilhosa oportunidade de fazer um tour e jantar no Highclere Castle em Hampshire, Inglaterra.

A empresa de viagens Scott Dunn é a organizadora e promete várias experiências imersivas no mundo em que a história nasceu.

O castelo vitoriano do século XIX  já tem uma longa história, muito antes de ser usado pela produção da série para a grande maioria das cenas. Além de ser uma casa de família, ostenta uma exposição egípcia nas adegas, por exemplo. A propriedade pertence à família Carnarvon desde 1679 mas o castelo atual foi projetado em 1842 por Sir Charles Barry, o arquiteto responsável também pela construção das Casas do Parlamento em Westminster.

O currículo do castelo também contém uma ligação fascinante ao Egito antigo, quando o seu quinto conde descobriu o túmulo de Tutancamon no Vale dos Reis, em 1922. A propriedade abriga agora uma exposição que celebra esse evento histórico, incluindo as raras antiguidades das escavações egípcias desse conde.

O exterior também é lindo.

Na história mais recente, Highclere Castle tornou-se então famosíssimo como o local da Downton Abbey, ou seja, a verdadeira abadia. E as visitas não são novas: o espaço já abria portas para mostrar o seu interior, a exposição egípcia e os incríveis jardins circundantes. 

Só que as novas experiências agora disponíveis são mesmo dedicadas à produção e aos seus fãs. Incluem um tour VIP de Highclere, onde os hóspedes aprenderão como o castelo histórico sintetizava a fortaleza e o glamour do período eduardiano no início do século XX. Podem ficar para um almoço privado, chá da tarde ou um jantar sofisticado na Sala de Jantar do Estado, com champanhe e histórias.

Os visitantes podem igualmente experimentar a vida como um aristocrata inglês com um jantar com tema à luz de velas, que inclui trajes e conversas eduardianas ou da década de 1920 sobre o passado histórico da propriedade e os emocionantes convidados destas festas. Cada experiência é personalizada, para que os hóspedes possam reviver as suas cenas favoritas e sentirem-se mais próximos do mundo recriado na produção.

Há também oportunidades para os viajantes expandirem a sua visita além dos muros do Highclere Castle com o itinerário “Classic England”, novamente da Scott Dunn, que inclui cidades como Londres, Bath e The Cotswolds e visita a locais emblemáticos como Stonehenge e Stratford-upon-Avon ao longo do caminho.

Aqui, podem parar no Castelo Alnwick, em Northumberland, que serviu como o fictício Castelo de Brancaster em dois especiais de Natal da série. Finalmente, podem participar numa excursão pela Fazenda Cogges Manor, que é conhecida como Yew Tree Farm na produção de televisão.

Para mais informações sobre as experiências inspiradas em “Downton Abbey” pode consultar a agência de viagens no seu site. Não há preços definidos, uma vez que é tudo combinado e personalizado, mas pode pedir informações por um serviço de chat.

Para chegar a Hampshire e ao castelo, basta voar até Londres — mesmo em agosto consegue ida e volta de Lisboa a 125€ e depois é cerca de uma hora de comboio, carro ou autocarro.

Para se inspirar, pode rever o trailer oficial do filme que chega em setembro.