NiTfm live

Viagens

Os vencedores do Concurso Gap Year Portugal são namorados e vão andar 10 meses na Ásia

"Unwrapping Humans" é o nome do projeto que dá mote a uma viagem inspiradora entre Nepal, Índia e Sri Lanka.
Casal viaja pelo mundo com 6500 euros

Dois jovens portugueses, dez meses a viajar e 6500 euros na conta bancária. Beatriz Pamplona, 22 anos, e Pedro Spínola, 24, são os vencedores do Concurso Gap Year Portugal de 2018 com o projeto Unwrapping Humans. De colegas no curso de Engenharia Biomédica, eles passaram a namorados e agora a companheiros de viagem.

Desde pequena que Beatriz sonhava em ser cientista e compreender melhor o universo e a vida. Pedro é madeirense e sempre quis mergulhar em novas culturas. Juntos decidiram que não iriam seguir os passos tradicionais ao terminar o mestrado. Nem currículos enviados para todo o lado, nem mil entrevistas de emprego ou encher o guarda-roupa com blazers e gravatas.

O casal soube da existência do concurso um mês antes deste encerrar e apressou-se a enviar a candidatura no prazo estipulado. Apesar do pouco tempo, o desfecho não podia ser melhor. Venceram o concurso e, no dia 2 de janeiro, embarcaram na viagem de sonho.

Com projeto Unwrapping Humans, Beatriz e Pedro vão passar dez meses entre o Nepal, Índia e Sri Lanka a entrevistar a população local. O casal quer conhecer pessoas de contextos e estratos sociais diferentes para estudar a mente humana sob uma outra perspectiva cultural. As fotos, as histórias e os testemunhos recolhidos pelo caminho vão ser partilhados na rede social @unwrappinghumans.

“Queremos conhecer o mundo e ouvir as histórias sem fim que têm para nos contar. Acreditamos que viajar é a única forma real de vivenciar culturas e formas de pensar diferentes. Desde que nos conhecemos que falamos nesta grande viagem que havemos de fazer um dia”, contam Beatriz Pamplona e Pedro Spínola.

Unwrapping Humans é o nome que dá mote a uma viagem inspiradora

Apesar do prémio de 6500 euros, o objetivo de ambos é gastar pouco. Vão trabalhar em projetos de voluntariado na Ásia, em quintas e comunidades, e vão optar por viajar à boleia e trabalhar em troca de estadia e alimentação. 

A edição de 2019 do Concurso Gap Year Portugal abre candidaturas em março e para participar basta enviar um projeto estruturado com os planos para o ano sabático. A iniciativa é voltada para jovens portugueses que desejam viver experiências enriquecedoras e descobrir novas realidades pelo mundo.