NiTfm live

Viagens

Os turistas estão a invadir Bali para visitar este lago — mas ele não existe

Quem expôs a situação foi Polina Marinova, editora da revista americana "Fortune".
É um fenómeno nas redes sociais.

Todos os anos, milhares de turistas enfrentam mais de 1700 degraus de subida, ansiosos e expectantes pelo que os espera mais acima. Armados com câmaras fotográficas, smartphones e selfie sticks, estão equipados a preceito para registar a sua experiência no templo Pura Lempuyang, em Bali, na Indonésia, que se transformou nos últimos anos num fenómeno turístico das redes sociais.

Os famosos “Gates of Heaven” (ou “Portões do Paraíso”, em tradução livre) são duas estruturas de pedra que guardam o templo e estão num dos locais mais antigos e sagrados da Indonésia — o Monte Lempuyang, uma montanha elevada com vista para o vulcão do Monte Agung.

Turistas de todo o mundo visitam o local para recriar as fotografias mais incríveis que invadiram o Instagram: pessoas centradas no meio dos “Portões do Paraíso”, com uma ampla vista de florestas verdes enevoadas por trás e um reflexo arrepiante de toda a cena num enorme lago por baixo. Só há um único problema nestas fotografias: o lago não existe.

Foi um tweet de Polina Marinova, editora da revista americana “Fortune”, que expôs o mito. No post, escreveu: “Os meus sonhos e esperanças foram estilhaçados quando descobri que a água nos Portões do Paraíso é, na verdade, um pedaço de vidro por debaixo de um iPhone.” O seu tweet tornou-se viral e abriu a discussão com outras pessoas que passaram pela mesma situação.

O famoso lago do templo Pura Lempuyang não passa de um truque fotográfico. O efeito da paisagem refletida é apenas possível colocando espelhos junto à lente da câmara fotográfica na altura de disparar.

Outros utilizadores do Twitter comentaram o quão diferente a experiência parece ser nas redes sociais em relação ao que é na realidade: “Os instagramers não nos contam que há longas filas e horas de espera (para tirar fotografias).” “História verídica. Visitei o sítio e não se parece nada com o que as pessoas põem no Instagram”, pode ler-se.

O templo de Pura Lampuyang é, na realidade, um conjunto de vários templos em Bali. O mais conhecido — e fotografado — chama-se Pura Panatra Lempuyang e fica mais de mil metros acima do nível do mar. Se for visitar o local, conte com construções sagradas em pedra, uma arquitetura impressionante e vistas incríveis sobre a ilha. Só não espere encontrar um lago.