viagens

Já pode pedir o seu Interrail gratuito — yupee!

Os jovens da União Europeia com 18 anos podem candidatar-se a partir desta terça-feira e até dia 26 a um bilhete gratuito para viajar pela Europa.

Tudo começa agora.

São 15 mil bilhetes para toda a União Europeia e cerca de 300 bilhetes só para Portugal. Para quem tem 18 anos é a oportunidade de uma vida: vai poder conhecer a Europa com um bilhete de comboio, ou interrail, pago pela Comissão Europeia. As candidaturas começam esta terça-feira, 12 de junho, e terminam no dia 26.

Todos os jovens da UE com 18 anos podem candidatar-se agora a um bilhete que lhes permite viajar até 30 dias e visitar até quatro Estados-membros.

O investimento, de 12 milhões de euros da Comissão Europeia, pretende que todos os jovens que o queiram, possam experimentar essa grande aventura que é viajar, e sem pagar o bilhete. 

A proposta foi aprovada pelo Parlamento Europeu em dezembro de 2017, mas só em março deste ano se tomou a decisão de avançar com a iniciativa e de criar a oportunidade para todos os jovens europeus, independentemente do seu estatuto social, educação ou nacionalidade.

A longo prazo, a UE tem claros planos para que este interrail gratuito seja para todos os jovens europeus e chegue a 1,5 milhões de pessoas no ano em que fazem 18 anos. Para já, e este ano, é para 15 mil jovens e terão de se candidatar.

No site Discover.Eu, encontra todas as informações, datas e critérios para as inscrições e a plataforma tem também uma página de facebook, onde é mais fácil estar sempre atualizado.  

As inscrições podem ser feitas no European Youth Portal. Quem quiser concorrer, terá de escrever uma carta de motivação, onde deve explicar porque quer visitar pelo menos um dos locais considerados património cultural da Europa (o programa foi lançado para celebrar o Ano Europeu do Património Cultural). Tem ainda de responder a um questionário. E, já na viagem, deverá partilhar histórias nas redes sociais, com a hashtag #discoverEU.

Segundo adianta a “SIC Notícias”, a partir de terça-feira às 12 horas (11 horas Lisboa) e até à mesma hora de dia 26, os jovens podem pedir o bilhete que lhes dá a oportunidade de partir à descoberta da Europa entre julho e o final de outubro de 2018. A primeira fase de candidaturas atribuirá bilhetes para viajar de comboio, ferry, autocarro e, excecionalmente, avião a 15 mil jovens, com um valor médio de 255 euros.

Estão previstas exceções no montante para residentes nas regiões ultraperiféricas, como Açores e Madeira, para os quais as regras gerais só se aplicam no momento em que chegarem ao continente europeu.

Uma segunda fase, com pelo menos cinco mil bilhetes, terá lugar no outono deste ano.