NiTfm live

viagens

O Airbnb das autocaravanas já chegou a Portugal

A partir de agora, já pode alugar furgões transformados e campervans para os passeios de verão a particulares.

Viajar de autocaravana é muito mais do que uma simples questão de comodidade ou de mobilidade: é optar por umas férias diferentes e por viver durante uns tempos mais perto da natureza, com mais aventura e mais improviso até. A popularidade deste tipo de viagens tem sido tal que chega agora, a Portugal, a plataforma que tem sido apelidada de “Airbnb de autocaravanas”, a Yescapa.

A startup está agora a apostar no mercado português, por este ser “cada vez mais procurado por turistas de todo o mundo” refere em comunicado, e ainda por cima “com perspetivas de crescimento de 5,6% nas vendas do setor turístico no mercado online até 2020”.

Com seis anos de vida, Yescapa estava até agora em cinco países da Europa: França, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, a que se acrescenta agora Portugal. No total, já tem cerca de cinco mil veículos disponíveis e mais de 200 mil utilizadores.

O site funciona então como as plataformas de alojamento local, de “consumo colaborativo” refere. Ou seja, é uma intermediária no aluguer de autocaravanas e campervans entre particulares.

O que o utilizador consegue online é um serviço de aluguer completo, com seguro e assistência incluídos, responsabilizando-se a empresa por questões de segurança como a verificação da identidade dos proprietários e do estado operacional de todos os veículos da plataforma.

Disponíveis para alugar, estão milhares de autocaravanas, furgões transformados e campervans, isto do ponto de vista de quem procura.

Do ponto de vista de quem oferece, o serviço permite ao proprietário rentabilizar o seu veículo, financiar as manutenções e criar uma nova fonte de rendimento — até porque, segundo dados estatísticos, cada pessoa apenas usa em média a sua autocaravana cerca de 70 dias por ano. 

“A diversidade cultural e de paisagens de norte a sul do País faz de Portugal um destino com condições únicas para viagens itinerantes. Uma autocaravana pode ser o meio perfeito para explorar pequenas vilas, a magnífica Costa, ou ainda locais remotos do Interior, com total liberdade”, explica Julie Da Vara, responsável da Yescapa.

A startup foi fundada em 2012 por Benoit Panel e Adrien Pinson, em França. Após uma angariação de fundos de três milhões de euros, conseguiu desenvolver o serviço em seis países.

Carregue nas setas da foto para conhecer algumas das incríveis autocaravanas disponíveis na plataforma.